PPP do Lixo de Embu já é referência nacional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/03/2011

Na manhã de sexta-feira, 25/2, o prefeito Chico Brito recebeu a visita do prefeito de Uberaba/MG, Anderson Adauto Pereira. O objetivo do encontro foi a apresentação da primeira Parceria Público Privada, de Embu das Artes, para limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Chico Brito falou sobre os serviços de coleta de lixo que está sendo realizado em todas as casas e os processos de encerramento do atual aterro e ampliação de área para mais 30 anos. Além disso, apresentou o projeto da futura Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Embu, que será a primeira no Brasil.

Com a CTR, haverá uma redução de 60% dos materiais que iriam para o aterro, sendo reciclado através da produção de biogás que poderá ser utilizado para a geração de energia elétrica ou gás natural. 

O prefeito de Uberaba ficou impressionado com o projeto e falou que a cidade será uma “referência para outros municípios”. “Se formos implantar a nossa usina de tratamento, certamente estaremos aqui com frequência porque vocês saíram na frente”, destacou o prefeito Anderson Adauto Pereira.

Localizada na micro-região do Triângulo Mineiro, Uberaba, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui, cerca de 300 mil habitantes. Seu território é de mais de 4.500 Km², a maior parte dessa porção é rural tendo uma pequena porção, 256 Km², de área urbana. Essa característica territorial permitiu um grande desenvolvimento do setor agrícola e da pecuária. Mas também conta com um parque industrial diversificado e um centro comercial dinâmico.

Júlio Marcondes

Comentários