Câmara de Itapecerica derruba dois vetos do Executivo

Por Sandra Pereira | 4/11/2009

A  Câmara Municipal de Itapecerica da Serra derrubou dois  vetos da prefeitura  contra  projetos de Lei aprovados pelo Legislativo. O primeiro veto derrubado foi contra o projeto que proíbe o uso de sacolas plásticas nos supermercados e estabelecimentos comerciais da cidade,de autoria do vereador Professor José Maria, líder do governo na Câmara.


O projeto  nasceu após a realização de uma Audiência Pública com lideranças ambientais da região.


“Não entendi as razões para o veto total. O objetivo maior é trocar as sacolas plásticas por outras reutilizáveis”, declarou José Maria, lembrando que as grandes redes de supermercado do Brasil já estão incentivando o uso de sacolas reutilizáveis.


Segundo o vereador, um dos argumentos utilizados pela Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura para vetar o projeto é de que não está cientificamente comprovado que o uso de sacolas oxidegradáveis prejudica o meio ambiente. 

“Não quero entrar nessa discussão, mas, se for preciso podemos provar que já há um entendimento contrário por parte da ciência”, salientou.


O presidente da Câmara de Itapecerica, vereador Chuvisco disse que já foi procurado por comerciantes que se mostraram favoráveis à Lei. “Principalmente pela questão ambiental, já que somos uma cidade de mananciais, acredito que todos devem votar contra o veto”, disse Chuvisco antes da votação secreta.


O veto ao projeto das sacolas ambientais foi derrubado por 10 votos contra 2. O segundo veto derrubado foi de um projeto de autoria do vereador Clovis Pinto que teve 11 votos a favor e um voto contra o veto.

Comentários