Cooperzagati inicia venda de dispenser sustentável para álcool em gel; empresários e comerciantes já podem adquirir

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 21/05/2020

A Cooperzagati iniciou nesta quarta-feira, dia 20, as vendas do dispensar sustentável para álcool em gel, grande aliado neste momento de pandemia para ajudar no combate ao coronavírus e na geração de renda. A novidade já foi abraçada por um estabelecimento e uma indústria na cidade, o restaurante Tats e a Sanwey Indústria de Conteiners, que compraram o dispositivo por entender a sua importância. 

O dispenser é feito com material de baixo custo, em sua maioria tubos PVC, e, diferentemente dos que já existem no mercado, não é acionado com as mãos. O despejo do álcool em gel para a higienização é feito com os pés, o gera dupla prevenção contra o novo coronavírus.

A ideia de replicar o dispositivo na comunidade foi da RCRambiental, especialista em gestão de produtos inservíveis e resíduos. A empresa viu no dispositivo um grande potencial de comercialização e se apropriou da ideia para ajudar famílias carentes a gerar renda. Por isso, alguns workshops foram promovidos para capacitar na montagem do dispositivo na sede da RCR.

“O conceito básico do projeto é prover uma ação que a gente batizou de três ‘S’, porque é sustentável, social e sanitária”, explica André Navarro, diretor da RCRambiental. “Nós estamos apoiando a cooperativa aqui de Taboão da Serra, mas capacitamos também outras duas comunidades de municípios vizinhos. O objetivo é que essas comunidades e essas cooperativas consigam produzir produtos novos para ter renda extra neste momento crítico de pandemia”, disse ainda.

A Cooperzagati, que será a responsável pela venda na cidade, já iniciou a produção. “Hoje na cooperativa nós somos em 18 famílias. Fazemos a coleta de recicláveis no município. O material que a gente coleta passa por uma triagem e nós vendemos. Mas por conta da pandemia, nós estamos com dificuldade. Estamos em produção, mas está ficando tudo dentro da cooperativa. Agora, com esse apoio da RCR, vai ser uma forma de entrar uma renda para a cooperativa e sustentar os cooperados”, disse Luana Oliveira, presidente da Cooperzagati.

Nelson, sócio proprietário do Tats, aprovou a ideia e já disponibilizou no restaurante dois dispenser para quando as atividades retornarem. “No momento estamos funcionando em delivery. Eu achei um aparelho inovador, porque além de ser barato, é fácil de usar e não tem esse problema de tocar no dispenser com as mãos. A gente achou bem interessante e acreditamos que vai ser aprovado pelos clientes depois que reabrirmos”, disse.

Já Fabiana Dantas, técnica em segurança do trabalho da Sanwey Indústria de Conteiners, disse que a ideia é espalhar o dispositivo pela empresa. “Estamos adquirindo para desenvolver essa ideia. A gente vai conseguir aumentar este número porque com ele temos uma menor exposição. O nosso trabalho acaba sendo um trabalho artesanal, então passa de mão em mão, e a gente entende que este dispositivo é essencial. Temos mesmo que espalhar o máximo possível da sustentabilidade que a Cooperzagatti e a RCR estão trazendo com essa ideia”, ressaltou.

Para adquirir o dispenser, é preciso entrar em contato com a Copperzagati pelo número 11 4701-6443 ou pelo whatsapp 11 98737-9773. Quem quiser, também pode ajudar doando materiais para a produção, como os tubos de PVC e as conexões.

 

Comentários