Itapecerica da Serra está entre as 20 cidades com maior adesão à quarentena, diz Estado

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 5/05/2020

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) apontou que a cidade de Itapecerica da Serra iniciou a semana entre as 20 cidades com maior adesão à quarentena de todo o Estado. Os últimos dados divulgados nesta terça-feira, dia 4, mostram que o município ficou na segunda-feira, dia 4, no 14º lugar  do ranking - que contabiliza as 20 cidades com melhor desempenho -, com índice de isolamento social em 54%. 

No domingo, 3, a colocação foi ainda melhor e a cidade ficou na 13% posição, com 66% da população em casa. Desde o dia 21 de março, quando a prefeitura iniciou a quarentena, a cidade não registra índice menor que 50%, o que por enquanto a qualifica para a reabertura gradual do comércio, previsto para 11 de maio, conforme anunciou o Governo do Estado.

Na cidade, segundo a Autarquia Municipal da Saúde, até esta terça-feira, dia 5, foram registradas 10 mortes causadas por coronavírus e outros dois óbitos seguem em investigação. Já houve a confirmação de 125 casos de pessoas contaminadas, sendo que destes, 69 já foram curados. Outros 104 moradores estão em isolamento por estarem sendo investigados e 220 já tiveram as suspeitas descartadas. Ao todo, 461 casos foram relatados à Saúde do município.

Para tentar impedir a proliferação do vírus na cidade, a prefeitura adotou uma série de medidas, como uso obrigatório de máscaras nas ruas, comércios, indústrias, transportes coletivos e repartições públicas.

Além disso, o poder público também informou que ruas, calçadas de diversos bairros e dos entornos das unidades de saúde estão sendo desinfectadas. O Centro de Especialidades Médicas foi transformado no Centro de Referência do Coronavírus e um drive-thru de atendimento também foi montado na cidade para atender moradores com suspeita da doença.

Outras cidades da região

Embu das Artes não entra no ranking da cidade com melhores índices de isolamento social, mas começou a semana com bom percentual. No domingo, dia 3, 63% dos moradores não saíram nas ruas. Na segunda-feira, 4, porém, o número caiu drasticamente, chegando a bater apenas 49%. Desde que a quarentena foi decretada na cidade, também em 21 de março, o índice varia entre 48% e 63%.

Em Taboão da Serra o desempenho do isolamento social também não é bom. A cidade nunca conseguiu manter mais de 60% da população em casa desde o dia 21 de março, quando também começou a quarentena na cidade. No domingo, dia 3, foi registrado 59% de isolamento, no entanto, na segunda-feira, dia 4, este número caiu para 48%.

Comentários