Veja o que os bancos estão fazendo para ajudar na quarentena

Por Outro autor | 26/03/2020

A pandemia de coronavírus está mudando a nossa forma de viver. Os bancos, por exemplo, estão mudando seus formatos de atuação para atender melhor seus clientes e dar um respaldo para que clientes possam pagar suas dívidas em meio ao surto. É importante entender como você pode utilizar os bancos durante esse período.

Aqui, mostraremos como os principais bancos do país estão reagindo às medidas de isolamento social. Assim, você pode se precaver e alinhar o limite do seu cartão de crédito, ajustar o pagamento de empréstimos e financiamentos e encontrar maneiras de saldar ou prolongar suas dívidas para evitar maiores dificuldades durante o surto.

Para conter o surto de coronavírus no Brasil, os bancos estão seguindo as medidas de isolamento propostas principalmente pelos governos estaduais e com isso adotando uma rotina sem aglomerações, focando principalmente no atendimento online para a maioria das solicitações.

O Banco Central já liberou cerca de R$ 56 bilhões para os bancos, que devem deixar esse montante separado como uma espécie de colchão de segurança. Dessa maneira, as instituições financeiras podem continuar oferecendo suas linhas de crédito, sem ter de aumentar taxas e cobrar tarifas extras, além de poderem prorrogar o pagamento de parcelas.

Atendimento online e horário de funcionamento reduzido

Uma das principais medidas tomadas por todos os principais bancos do país diz respeito ao atendimento dos clientes. Em tempos de surto do coronavírus, evitar a aglomeração de pessoas é fundamental para diminuir a disseminação do vírus no país.

Por isso, os bancos têm adotado a realização da maior parte dos seus serviços pela internet, através de seus sites e aplicativos, ou pelo telefone. A recomendação é que os clientes só se dirijam a agências físicas em último caso. Os clientes devem ficar atentos as mensagens dos bancos por SMS e e-mail para entender como podem continuar realizando suas operações.

Outra medida tomada para conter o surto de coronavírus do país foi a redução do horário de funcionamento das agências físicas. As agências dos principais bancos do país estão com horário reduzido, funcionando entre 10h e 14h, e com um menor quadro de funcionários. Os clientes são orientados a evitarem aglomerações e se manterem distantes uns dos outros.

Como os bancos estão atuando para aliviar as contas dos seus clientes pelos próximos meses?

Entre os bancos principais do país, há um consenso que indica medidas para evitar o endividamento de clientes durante a pandemia de coronavírus. Além de uma oferta de crédito, principalmente, para pequenas empresas e microempreendedores, os bancos também estão prorrogando as parcelas de empréstimos e financiamentos dos seus clientes.

 Confira as ações dos bancos para essa quarentena:

Caixa Econômica Federal

Banco do Brasil

Itaú Unibanco

Santander

Bradesco

A maior parte das medidas tomadas pelos bancos visa conter o endividamento dos consumidores, já que muitas pessoas devem deixar de trabalhar por conta da quarentena nos próximos meses.

 

*Jorge Carvalho é formado em Jornalismo pela Universidade Castelo Branco. Antenado sobre as principais tendências, se tornou um especialista em produção de conteúdo nos nichos de marketing e finanças.

 

Comentários