Taboão, Embu e Itapecerica voltam a vacinar idosos e profissionais da saúde nesta quinta-feira, dia 26

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 25/03/2020

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra vão voltar a vacinar contra a gripe nesta quinta-feira, dia 26. A informação foi confirmada pela administração municipal das cidades. A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe tem três fases e esta primeira tem como público alvo pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde.

A aplicação das doses começou nesta segunda-feira, dia 22, mas foi interrompida nas três cidades porque o lote de vacina enviado pelo Governo do Estado acabou logo nas primeiras horas. Uma nova remessa foi entregue às prefeituras nesta tarde de quarta-feira, dia 25, para normalizar a imunização.

Este ano a vacinação contra a gripe foi antecipada de abril para março com o intuito de prevenir o mais rápido possível a população contra os vírus mais comuns da gripe e auxiliar na diminuição de casos suspeitos do Covid-19.

“A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, informou o Ministério da Saúde.

A etapa seguinte começa no dia 19 de abril e tem como com deficiência, povos indiginas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob alvo pessoas com doenças crônicas, professores da rede pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamento. Já no dia 9 de maio começa a última fase, destinada a crianças de 6 meses e a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas, pessoas medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Esquema especial

Devido à pandemia do Covid-19, as três cidades terão um esquema especial de vacinação para evitar aglomeração nas UBSs e manter os idosos, que fazem parte do grupo de risco do coronavírus, afastados do público em geral nas unidades.

Taboão da Serra terá postos de vacinação montados fora de cada UBSs para evitar aglomerações de pessoas dentro das unidades. As bases de atendimento ficarão próximas dos equipamentos de saúde de cada bairro. (clique aqui para conferir os endereços).

Já Itapecerica da Serra terá sistema drive-thru para vacinar. Pessoas que forem de carro até as UBSs não precisaram desembarcar para receberem a dose. Apesar do esquema, quem não for de carro também será vacinado.

Já Embu das Artes, além de também oferecer a vacinação drive-thru, manterá as filas de vacina separadas das de outras demandas e fará a vacinação domiciliar para idosos acamados e cadastrados nas UBS ou no Sads.

 

Comentários