ACE realiza palestra de capacitação a associados

Por Sandra Pereira | 1/03/2011

Visando esclarecer as dúvidas dos associados a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira (25) uma palestra sobre Certificado Digital e Nota Fiscal Eletrônica na sede da entidade, na Avenida Armando Andrade. Quase 50 pessoas assistiram a palestra.

“A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram”, explicou a palestrante, a advogada Paula Cristina Acirón Loureiro, pós-graduada em direito tributário e processual tributário pelo IBET.

Ela explicou aos presentes que o certificado digital funciona como uma identidade eletrônica da pessoa jurídica que permite efetuar pagamentos e realizar diversos procedimentos.

Paula Cristina falou que a nota fiscal eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.

Segundo ela a validade jurídica da nota fiscal eletrônica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do fato gerador.

O presidente da ACE, José Batista, disse que a iniciativa de realizar os cursos nasceu a partir das dúvidas frequentes apresentadas pelos associados. “Estamos aqui para atender aos associados. Esperamos que a partir de agora todos possam conhecer mais sobre esses assuntos”, observou.

Comentários