Prefeitura de Itapecerica da Serra abre inscrições para programa Jovem Aprendiz

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 11/02/2020

A Prefeitura de Itapecerica da Serra abriu nesta semana as inscrições para o preenchimento de cinco vagas do Programa Municipal Jovem Aprendiz, para atuação na Autarquia de Saúde - IS. Os interessados devem comparecer em um CRAS do município (ver abaixo) de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, até o dia 10 de março.

Com carga de 20 horas semanais, contemplando formação teórica e prática, os participantes do Jovem Aprendiz receberão bolsa auxílio de meio salário mínimo. Também contarão com gratuidade no transporte público municipal, por meio de uma carteira de identificação específica do projeto, que deverá ser utilizada somente nos dias e horários da formação.

O Programa Jovem Aprendiz atenderá pessoas de 14 a 24 anos, que preencham os seguintes critérios: I - ter concluído ou estar cursando na rede pública o Ensino Fundamental, Médio ou Superior; II - ser bolsista integral da rede privada de Ensino Fundamental, Médio ou Superior; III - ter renda familiar per capita de até 2/3 do salário mínimo; IV - não manter, nem ter mantido qualquer tipo de vínculo empregatício ou de prestação de serviço formal; V - ser residente no município há mais de um ano.

Terão prioridade os jovens que se encontram em uma das seguintes condições: I - tenham sofrido sanção penal privativa de liberdade ou medida de internação; II - tenham ou estejam cumprindo Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade, ou outras medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na legislação vigente; III - tenham filhos; IV - sejam negros; V - sejam pessoas com necessidades especiais, observando o grau de dificuldade e compatibilidade para o exercício das atividades de aprendizagem e estágio.

Do total de vagas disponíveis, no máximo 30% serão destinadas àqueles que tenham concluído o Ensino Médio e 10% para os que estejam cursando Nível Superior. A formação Básica consistirá na preparação do jovem através de abordagem dos seguintes aspectos: I – inclusão digital; II – noções gerais de rotina de trabalho; III – apoio à elevação da escolaridade, proporcionando reforço em redação e leitura, conhecimentos gerais e matemática; IV – cidadania, ética e valores humanos, oferecendo atividades que alcancem as questões relacionadas à saúde, relações interpessoais, educação ambiental, protagonismo juvenil, e projeto de vida; V – formação profissionalizante de nível inicial em uma área de conhecimento específico.

A participação do contemplado será interrompida em caso de: I – constituição de vínculo empregatício ou de exercício de qualquer atividade remunerada; II – frequência escolar inferior a 85%, sem justificativas; III – falecimento; IV – desligamento espontâneo; V – tiver no projeto frequência inferior a 85%, sem justificativas; VI – desempenho insuficiente ou inadaptação conforme relatório detalhado e fundamentando do órgão responsável pela formação teórica ou prática.

 

Serviço:

Programa Jovem Aprendiz - 5 Vagas

Inscrições de 10/02 a 10/03

Locais:

CRAS PARQUE PARAISO

Avenida dos Itapecericanos, 392 – Parque Paraíso

CRAS POTUVERÁ

Rua Manoel Antônio da Silva, 187B - Potuverá

CRAS JACIRA

Rua Machado de Assis, 16 – Jardim Jacira

CRAS VALO VELHO

Estrada dos Coqueiros, 09 – Jardim Idemori

 

Comentários