As melhores formas de obter financiamento para negócios

Por Outro autor | 9/12/2019

Muitas pessoas questionam quais são as melhores formas de transformar as suas ideias em projetos efetivos e, como tal, querem conhecer as melhores formas de financiamento para o seu negócio. Hoje apresentamos algumas soluções para quem quer transformar o seu negócio de sonho numa realidade.

Uma das grandes vantagens do século XXI está ancorada na forma como o mundo digital criou oportunidades novas e diversas para as mentes mais empreendedoras.

Hoje em dia, é mais simples do que nunca a criação de um projeto concretizável nos meandros da Internet e é por isso que, cada vez mais se assiste, também, ao nascimento de lojas online e outros negócios digitais.

Apesar de ser bastante simples concretizar este tipo de negócio, levá-lo ao sucesso implica, não só muito trabalho, mas também algum investimento financeiro. No que a isto diz respeito, no entanto, é também hoje mais simples o encontro com fórmulas que permitam transformar as ideias em projetos viáveis.

Assim, quando os sonhos tomam a forma de uma boa ideia, é possível procurar alternativas para tentar lançar o negócio e transformar estes pensamentos em realidade.

As várias formas de financiamento podem ser distintas. Enquanto alguns métodos de financiamento são a fundo perdido ou mesmo sob a forma de donativos, outras acontecem a crédito ou por empréstimo.

Saber quais são os principais financiamentos que pode conquistar com as suas ideias será a melhor forma de descobrir qual o que melhor se adequa a si. Venha saber quais as opções para dar vida às suas ideias.

1. Financiamento coletivo

Quando temos uma boa ideia mas não temos acesso aos fundos que nos permitiriam concretizá-la, podemos aproveitar o nosso círculo mais próximo ou buscar, entre aqueles que acreditam no nosso projeto, uma forma de o concretizar.

O crowdfunding é uma forma de financiamento coletivo ou financiamento colaborativo que permite que várias entidades e pessoas possam dar o seu contributo para ajudar a tornar uma ideia ou projeto viável.

Partindo de pequenos investidores – que podem ser pequenas empresas ou investidores particulares – este tipo de fundo resulta, por norma, de uma ação de angariação de fundos em plataformas digitais.

Este tipo de financiamento é muito usado por artistas brasileiros e também por empreendedores que querem ver nascer o seu espaço online.

Algumas das pessoas que recorreram a este tipo de angariação de fundo ficaram surpreendidas com a adesão que pode existir quando as pessoas visadas acreditam no projeto apresentado.

2. Financiamento bancário

O recurso ao crédito é uma das formas mais usuais de conseguir financiamento para a abertura de negócios.

Esta alternativa, bastante convencional, trata-se de uma forma de conseguir o montante inicial necessário com a possibilidade de fazer o seu pagamento parcelado, ao qual acrescem, usualmente, taxas de comissão e taxas de juro.

Por norma, para que este tipo de financiamento possa existir, é necessário que existam algumas garantias, que variam consoante a instituição de crédito.

3. Alternativa de microcrédito

O microcrédito é uma alternativa ao crédito tradicional que tem, em todo o mundo, vindo a ganhar adeptos.
Este sistema foi criado especialmente para as pessoas que não têm rendimentos suficientes ou garantias para conseguirem fazer um crédito tradicional.

Usualmente, este financiamento tem um teto mais baixo do que os restantes créditos mas abrem esta possibilidade a pessoas que, de outra forma, não teriam acesso ao financiamento.

4. Explora os apoios de associações

Algumas associações estão dispostas a apoiar o nascimento de novas empresas por uma posição minoritária dentro das mesmas.

Usualmente, estes ajudam os empreendedores e as empresas emergentes, não só a nível de financiamento mas também a nível de orientação dentro dos vários mercados.

5. Explore as alternativas das entidades de capital de risco

Existe algumas entidades que se dedicam especialmente ao investimento nas novas empresas. Usualmente, estas entidades de capital de risco analisam os projetos e apoiam as startups mais inovadoras.

Assim, se tem uma ideia original para uma empresa digital, esta pode ser a melhor forma de conseguir o financiamento, com uma participação temporária. Na sua maioria, a participação das entidades de capital de risco duram entre 3 e 7 anos.

6. Explore os apoios públicos

Muitas vezes existem, também nos projetos governamentais das cidades e do país, apoios especialmente destinados ao público, ao empreendedorismo e às ideias inovadoras.

Estes apoios variam consoante os estados mas são excelentes formas de garantir que uma ideia se transforma em realidade.

7. Participe em competições

As novas empresas nascem, muitas vezes, das competições de startups. Estas competições servem de mostra às melhores ideias e procuram, especialmente, os projetos e iniciativas mais inovadoras, contando com prémios que podem contribuir grandemente para financiar o nascimento das empresas.

Espaços como a Web Summit, em Portugal ou a TechCruch Disrupt, em diversos continentes, criam este tipo de concurso para garantir que bons projetos conseguem ganhar vida e tornar-se viáveis.

Comentários