Itapecerica da Serra inicia programa de combate e prevenção à dengue

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/11/2019

A Prefeitura de Itapecerica da Serra implementou, por meio da Autarquia de Saúde, o Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, à Chikungunya e do vírus da Zika (Lei 2733/19).

A partir de agora, os proprietários ou locatários de imóveis são obrigados a permitir a entrada de agentes de saúde, devidamente identificados, para realizar inspeção, verificação, orientação, informação, aplicação de inseticida ou qualquer outra medida específica de combate à dengue.

Caso seja identificado algum foco ou local propício à proliferação, a Autarquia de Saúde poderá advertir o responsável e aplicar um Auto de Infração. De acordo com a quantidade de focos verificados, a multa varia de 30 a 150 UFMs (Unidade Fiscal Municipal).

Os responsáveis por cemitérios, obras, terrenos baldios, galpões e pátios devem realizar rigorosa fiscalização em suas áreas, adotando medidas de forma a não permitir a instalação e proliferação de mosquitos.

Os agentes de saúde ficam autorizados a entrarem nos imóveis que se encontrem fechados, que forem visitados reiteradamente, cujo morador esteja sempre ausente, rompendo obstáculos; e nas propriedades cujos moradores, proprietários ou inquilinos se recusem a permitir o acesso.

Os imóveis vistoriados que não apresentem risco de proliferação recebem um selo de reconhecimento.

Comentários