Atleta taboanense conquista medalha de prata no Circuito Loterias Caixa de Natação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/11/2019

O atleta taboanense, André Pinheiros Torres, da Associação Paradesportiva para Todos APT/Grandha que tem o apoio da Secretária de Esportes e Lazer de Taboão da Serra, se destacou e conquistou a uma medalha de prata nos 50 metros costas no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação realizado no Centro Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 25 e 27 de outubro. 

A competição encerrou o calendário 2019 da modalidade e contou com a participação de 317 atletas inscritos. Em 2020, duas competições servirão como seletiva para obtenção de marcas válidas: o Open Internacional Loterias Caixa de Natação (22 a 28 de março) e a 1ª Nacional de Natação Circuito Loterias Caixa, de 24 a 26 de abril. 

A APT é conhecida por disputar a Bocha adaptada que é uma modalidade paralímpica, que possui quatro categorias, que recebem os nomes de BC1, BC2, BC3 e BC4. Na classe BC3, o atleta conta com o auxilio da caleira que ajuda o competidor através de um dispositivo para movimentar a bola. Desde 2018, a equipe taboanense disputa competições de natação e petra, para atletas com paralisia cerebral.

O Circuito

O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais, duas nacionais e um Campeonato Brasileiro de cada modalidade, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. 

 

Comentários