Japa Léguas é bicampeão do Circuito Loterias Caixa de Atletismo

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/10/2019

O atleta taboanense Luís Tetsuo Yamauti, apelidado de Japa Léguas, da Associação Paradesportiva Todos (APT)/Grandha,  que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretária de Esportes e Lazer, foi bicampeão do Circuito Loterias Caixa de atletismo nos 100 metros da categoria RR1, realizado no Centro Paramlímpico, em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de setembro. 

A competição serve de preparação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O circuito conta com quatro fases regionais, duas nacionais em cada esporte, além de um Campeonato Brasileiro individual de cada. O Mundial da modalidade encerrará o calendário do atletismo em 2019, de 7 a 15 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

A PETRA ou RACE RUNNING como é conhecida também, é uma modalidade paralímpica de atletismo criada na Dinamarca em 1989, e chegou ao Brasil 2009. O atleta utiliza uma bicicleta (de três rodas), um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento, faixas, mas não tem pedal anexado.

A modalidade é indicada para pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular, doença de Parkinson e outras deficiências que afetam a mobilidade e equilíbrio. A PETRA é dividida em três categorias: RR1, RR2 e RR3.

O Circuito

O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidade para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2019, as disputas das fases nacionais serão separadas por uma modalidade em cada fim de semana, haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

 

Comentários