Ensino de matemática da rede municipal de Taboão é destaque no SPTV1, da Rede Globo

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 9/10/2019

Com informações do SPTV 1

O ensino de matemática da rede pública municipal de Taboão da Serra foi destaque na edição do SPTV 1 exibido nesta terça-feira, dia 8. Há três anos, a gestão municipal implementou o projeto Matematicando e de lá para cá a tão temida matéria é ensinada de um jeito bem diferente e divertido aos alunos.

Com a iniciativa, as escolas da cidade desenvolvem formas criativas de ensinar o aluno, com brincadeiras e jogos que estimulam o raciocínio lógico das crianças e que trazem resultados eficazes. Em dez anos, a nota de matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, subiu quase 40 pontos em 10 anos, indo de 204,45 para 242,46.

A reportagem visitou a escola Oscar Ramos Arantes e mostrou como os jogos têm ajudado as crianças a se desenvolverem na matemática. “A gente faz coisas erradas e nesse jogo a gente consegue pensar onde erramos com o raciocínio”, disse Ágata Macedo Matos, do 4º ano

“Começamos a perceber que não é que os alunos não sabiam matemática, que não conheciam. Acontece que eles não gostavam, não tinham o encanto pela matemática”, disse Camila Previatti, diretora da instituição.

Ela também reformou que o método em Taboão tem dado muito certo. “Quando as crianças começaram a ver sentido nessa matemática e brincar com esses números, com as contas, elas começaram a gostar muito mais. Isso refletiu nas provas, nas notas e nas avaliações”, finalizou.

Comentários