Ônibus gratuito leva eleitor de Taboão da Serra para fazer biometria

Por Assessoria de Imprensa | 7/10/2019

Em projeto iniciado nesta quarta-feira (25), um ônibus está realizando transporte gratuito para eleitores de Taboão da Serra fazerem a biometria. O veículo é cedido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Justiça Eleitoral, e tem capacidade para levar até 46 passageiros sentados.

O transporte destina-se à população carente da cidade, saindo de bairros como Jardim Panorama, Parque Jacarandá e Jardim Trianon com destino à Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Av. Armando de Andrade, nº 1315, no bairro Parque Santos Dumont.

Taboão da Serra é uma das maiores localidades do Estado de São Paulo com biometria obrigatória. São 208.853 eleitores, dos quais somente 93.986 realizaram o procedimento até aqui. O índice de 45% preocupa o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), uma vez que quem não se cadastrar até 19 de dezembro de 2019 terá o título eleitoral cancelado.

A Central de Atendimento ao Eleitor, que abriga os dois cartórios do município (Zonas Eleitorais 324ª e 416ª), é bastante ampla. Conta com 49 guichês e capacidade para atender até 1.800 pessoas por dia, mas tem recebido, em média, menos da metade desse número.

"Verificamos que, nos bairros mais afastados, a grande dificuldade é o transporte, dada a grande distância para a central (entre 8 e 10 km)", afirma a chefe da ZE 416ª, Luana Naomi Ueki. Assim, foi solicitada à Prefeitura a possibilidade de proporcionar transporte gratuito.

O projeto iniciou-se como um piloto, oferecendo um ônibus que saiu nesta quarta-feira (25) do Jardim Panorama. O veículo levou os moradores até a Central e aguardou no local para, após cadastrada a biometria de todos, fazer o trajeto de volta.

Nesta quinta-feira (26), o transporte saiu do bairro Parque Jacarandá, compreendendo as comunidades Morro do Sabão e Viela do Peroba, enquanto na sexta partirá do Jardim Trianon. O serviço inicia-se às 12h. O objetivo é ampliar a quantidade de ônibus e de comunidades atendidos nas próximas semanas.

 

Comentários