Vereadora Priscila Sampaio realiza 3ª Solenidade de Celebração à Vida com grande público

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 30/09/2019

Na noite de sexta-feira, 20/09, a vereadora Priscila Sampaio realizou na Câmara Municipal de Taboão da Serra a 3ª Solenidade de Celebração à Vida. O plenário ficou completamente lotado. Autora da lei 2268/2017 que institui a Semana Municipal de Valorização à Vida no município, a parlamentar realizou ações durante todo o mês com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a campanha “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. 

O evento contou com a participação da deputada federal Maria Rosas, Alice Rainha representando a Deputada Estadual Analice Fernandes, diversos secretários municipais, o vereador Ronaldo Onishi, profissionais especialistas, representantes do Centro de Valorização da Vida, participação especial da cantora taboanense, Marta Souza, que participou do programa The Voice, da Globo, coral dos pacientes do CAPS e ainda foi realizada uma intervenção da secretaria de cultura, através da Maura Galvão, de risoterapia. 

A anfitriã do evento, vereadora Priscila Sampaio, justificou a criação da lei que há três anos mobiliza a sociedade taboanense. “Quando criei essa legislação foi pensando nas pessoas, algumas famílias que nos procuraram. Agradeço todos os secretários que abraçaram essa causa. É importante falar cada vez mais desse assunto. Foi um mês com uma agenda extensa em nossa cidade. Realizamos blitz nos faróis e levamos a mensagens de conscientização que a depressão não é frescura!”, alertou a vereadora. 

A deputada Maria Rosas destacou que precisamos nos colocar no lugar do outro. “Se trata de empatia, não sabemos o que as pessoas estão enfrentando. Que possamos sair daqui seres humanos diferentes. Vereadora Priscila você está de parabéns, pois está chamando a todos nós para uma reflexão!”, finalizou a deputada. 

Representando o Centro de Valorização da Vida (CVV) que há 57 anos presta apoio às pessoas, Silvia Elias realizou uma apresentação informando que necessitam de voluntários, hoje são 109 postos e 3500 voluntários e deixou a mensagem que precisamos prestar atenção nas pessoas que estão ao nosso lado. O número de atendimento do CVV é 188. 

Nas apresentações foi chamada a atenção que a faixa etária que tem maior risco para o suicídio está entre os jovens, dos 14 aos 24 anos. A psicoterapeuta Ionice Alves Lourenço apresentou alguns dados do estudo que realiza há 6 anos sobre o suicídio. “O suicídio é a segunda maior causa de morte no mundo, matando mais do que a guerra e o HIV perdendo só para acidente de trânsito. Homens se matam três vezes mais e mulheres tentam quatro vezes mais. Precisamos acordar para essa tragédia. Busquem ajuda, vamos mudar essa estatística, precisamos olhar para essas pessoas, ouvir sem julgamento. Falar não incentiva o suicídio, viver é preciso, é possível, é necessário!”, conclui. 

 

Comentários