Evento realizado pela Secretaria de Transporte de Taboão reforça ações de conscientização sobre segurança no trânsito

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 23/09/2019

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 19 a 25 de setembro, a secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram) de Taboão da Serra realizou no último sábado, dia 21, um evento de conscientização sobre ações que transformem o trânsito em ambiente seguro. Durante a cerimônia, os agentes de trânsito da cidade estiveram presentes e foram homenageados pelo secretrário da pasta, Gerson Pereira Brito.

“Boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial sempre agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas todos os dias”, ressaltou Gerson ao público presente.

O secretário também ressaltou o trabalho que a Setram vem desenvolvendo na cidade desde que assumiu a pasta. Segundo divulgou, a pasta realiza remoção de veículos abandonados das ruas, inspeção criteriosa de itens de segurança nos ônibus que circulam na cidade, além das vistorias nas vans escolares e taxis, implantação de dezenas de rampas de acessibilidade e faróis, novos abrigos de ônibus com rampas e reforma de outros 40, além da implementação e recuperação de sinalização no trânsito.

Todas essas ações realizadas na cidade, ainda de acordo com Gerson, têm o intuito de diminuir o número de acidentes no trânsito, que hoje é responsável por cinco mortes a cada uma hora, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. O órgão também mostra que nos últimos 10 anos, 1,6 milhão de pessoas ficaram feridas nos acidentes, o que custou cerca de 3 bilhões de reais para os cofres públicos através do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje é comentada em toda a cidade que a mobilidade de Taboão da Serra muito, com sinalização, com acessibilidade e diversas melhorias que você fez”, parabenizou Daniel Bogalho, secretaria de Manutenção de Taboão que esteve presente à cerimônia. Bogalho também falou dos desafios de se pensar em mobilizade na cidade com maior densidade demográfica do país. “Temos praticamente 14 mil habitantes por quilômetro quadrado, então vocês imaginam como é gerir a locomoção de pessoas aqui”, lembrou ele.

O evento também contou com a história de superação de Luiz Eduardo Boudakian e com a homenagem da secretaria para cada um dos agentes de trânsito da cidade que diariament trabalham para trazer segurança ao trânsto de Taboão. Além de bogalho, estiveram presentes representantes da Polícia Rodoviária Federa (PRF), e a vereadora Érica Franquini (PSDB), vie-presidente da Comissão de Transporte e Trãnsito de Taboão da Serra, e Rita de Cássia (PSDB.

 

 

Comentários