Pessoas em situação de rua contam com atendimento 24h em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 21/06/2019


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra, intensificou as ações de acolhimento às pessoas em situação de rua. Desde o dia 24 de maio, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) está funcionando 24h por dia, sete dias por semana, inclusive aos feriados. Isto porque a prefeitura iniciou a Ação de Inverno 2019, que tem como objetivo acolher e proteger do frio as pessoas em situação de rua.

Em vídeo divulgado nas redes sociais na terça-feira, 12 de junho, o prefeito Fernando Fernandes pede a colaboração dos moradores para que ninguém passe a noite desabrigado. “Neste inverno, se você identificar qualquer pessoa em situação de rua entre em contato com a GCM pelo telefone 153 ou com o CREAS. Após serem acolhidos, os desabrigados são encaminhados ao Centro Pop, onde é possível tomar banho, se alimentar e passar a noite protegidos do frio”, ressalta o prefeito Fernando Fernandes.

Segundo a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, desde o início da ação, cerca de 30 pessoas pernoitaram por noite no Centro POP e mensalmente o espaço realiza 150 atendimentos. “Trabalhamos de forma humanizada, de maneira que as pessoas em situação de rua tenham seus direitos assegurados, como o direito ao teto e a saúde. Por isto, contamos com equipes técnicas afinadas, tanto no Centro Pop, quanto no CREAS”, explica Arlete Silva.

De acordo com a diretora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Nice Mello, todos os dias o Serviço de Abordagem Social (SEAS), realiza um trabalho de busca ativa. “Diariamente, nossa equipe percorre a cidade em busca de pessoas em situação de rua. A ideia é orientá-los tanto sobre o trabalho que desenvolvemos em parceria com o Centro POP para ressocialização e resgate da cidadania, quanto sobre a Ação de Inverno, na qual eles podem aparecer espontaneamente, das 19h às 21h, para passar a noite no Centro Pop”, comenta.

Doações

No Centro POP passam por dia, cerca de 50 pessoas em situação de rua, onde podem lavar roupas, tomar banho, além de realizar acompanhamento multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos e participar do programa Recomeço, que é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Segundo Flaviana de Amorim Alves, coordenadora do Centro Pop, o espaço aceita doações de roupas e de materiais de higiene pessoal. “Por se tratar de pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, muito dos nossos atendidos não tem o que vestir. Por isto, contamos com a colaboração de todos e aceitamos doações de roupas, principalmente peças masculinas, além de produtos de higiene pessoal, como sabonete, escova de dentes, creme dental, shampoo, condicionador e aparelho de barbear”, esclarece. “Quem quiser colaborar pode realizar a doação pessoalmente no Centro POP ou na sede da Secretaria de Assistência Social”, finaliza.

 

Comentários