Festa de Corpus Christi atraí fiéis pela fé e pela arte em Taboão da Serra

Por Outro autor | 21/06/2019

O feriado santo de Corpus Christi, atraiu fiéis e visitantes no Santuário de Santa Terezinha, localizada no centro de Taboão da Serra. Neste dia festivo para a comunidade católica são feito tapetes que enfeitam as ruas, para passagem do Santíssimo Sacramento. Neste ano, o tema central foi o velho e o novo testamento.

Na missa das 15h00, como celebrante estava Pe. Cláudio. Em sua homilia dissertou sobre a importância da eucaristia na vida dos cristãos e conduziu a procissão com um público presente de mais de mil pessoas.

Para a montagem dos tapetes as equipes de pastorais, entre elas catequese e terço dos homens, chegaram cedo e cheios de animação. O que começou de forma pequenina em apenas uma das ruas próximas a igreja, após 20 anos estendem-se pelas quadras próximas ao Santuário.

Com alegria e mãos cobertas de serragem colorida, Dr. Alexandre membro conhecido e ativo dentro da igreja conta como começou a confecção dos tapetes.

“Há vinte anos atrás, aqui era uma área de lazer a rua Ernesto Capellari. E para que eu desse uma atividade para as crianças da catequese, eu as reuni para fazer o primeiro tapete. Era apenas uma brincadeira e isso foi aumentando, aumentado. E hoje nessa 20° edição, nós temos 120 tapetes de serragem e 450 metros de TNT. O que começou na frente do meu escritório com um intuito para a catequese hoje está com este trabalho lindo.”

Para o grupo de catequistas da pré catequese e segunda etapa, fazer o tapete foi algo trabalhado durante as aulas. “As crianças vem pra rua e interagem, colocam a mão na massa e identificam o que foi passado para elas antes. É muito gratificante”.

Como este mesmo pensamento de gratidão, estava Rodrigo membro da equipe de acolhida que mesmo com o braço quebrado, ajudou na montagem dos tapetes. “Para ajudar a comunidade não tem empecilho. Essa é a minha primeira vez e espero que seja a primeira de muitas”.

A festa de Corpus Christi representa a festa da eucaristia. Com cantos e orações o Santíssimo Sacramento sai as ruas. Em uma procissão de fé, cristãos católicos louvam a Deus em agradecimento ao corpo e sangue de Cristo, representados através do pão e do vinho. Uma fonte eterna misericórdia, vida e luz.

Texto e fotos Daise Dantas

Comentários