Família de Taboão que tem filho de um ano internado com doença rara faz campanha para receber doação de sangue

Por Redação | 12/06/2019

Uma família de Taboão da Serra que tem o filho internado no Hospital das Clínicas com uma doença rara faz campanha para receber doação de sangue. Thomas Grotte Britis Gonçalves, de 1 ano e 8 meses, tem Síndrome Mielodisplásica (SDM) e precisou passar por um Transplante de Medula Óssea (TMO) no final de maio, mas até o corpo aceitar o novo órgão, o pequeno precisará receber sangue e plaquetas.

A Síndrome é tida, segundo a mãe Andreza, como uma pré-leucemia. No caso de Thomas, a Mielodisplasica afetou a produção de glóbulos brancos o que, consequentemente, diminuiu a defesa de seu corpo. O pequeno teve que fazer algumas sessões de quimioterapia, mas no processo sua medula foi atacada e ele precisou fazer um transplante, recebendo a nova de seu pai.

“Ele está pegando sangue ou plaquetas do estoque do Hospital das Clínicas. Sempre que acontece isso, o hemocentro que fornece as bolsas pede para repor, pede para que cada paciente faça uma campanha”, explicou a mãe. Por isso, a doação aceita qualquer tipo sanguíneo.

Receber a notícia de que Thomas tinha Mielodisplasica não foi fácil. “A minha maior dificuldade foi acreditar em um papel. Após vários meses com quadro estável, receber a notícia de que a doença existe e para se curá-la o Thomas teria que sofrer um Transplante de Medula Óssea em menos 2 meses, foi com toda certeza muito difícil”, conta.

“Meu filho era uma criança normal, tinha desenvolvimento motor, cognitivo, crescimento, evolução, tudo dentro ou acima da faixa etária dele, mas os hemogramas apontavam um problema, a falta de defesa por baixíssima produção de uns glóbulos brancos específico (neutrófilos)”, completou ainda a mãe.

Até apresentar quadro de melhora, Thomas ficará sob supervisão médica. E enquanto não recebe alta, ele precisa de você. Para doar, basta comparecer no Hospital das Clínicas, localizado na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, número 155, 1º andar. As doações são feitas de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h. Sábados, feriados e emendas de feriados, das 08 às 17h. Domingo é fechado. O número de registro de Thomas é 15160768f.

Comentários