Entidades fecham acordo com Ministério para expansão do ‘Farmácia Popular’

Por Outro autor | 24/01/2011

Na manhã desta sexta-feira (21), técnicos do Ministério da Saúde (MS) e representantes das principais entidades do setor produtivo e varejista do segmento farmacêutico reuniram-se para finalizar o Termo de Acordo para a Expansão do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, que promoverá a ampliação do acesso da população a medicamentos para o tratamento de duas doenças crônicas – o diabetes e a hipertensão.

O documento, elaborado pelo Ministério da Saúde em consenso com as associações e federações de indústrias e do comércio farmacêutico, visa a garantir gratuidade na aquisição de antibiabéticos e antihipertensivos integrantes do programa em farmácias e drogarias credenciadas em todo o Brasil.

Segundo explicou o Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, Dr. José Miguel do Nascimento Júnior (à direita na foto abaixo), a intenção do Ministro de Estado da Sáude, Alexandre Padilha, é aumentar o acesso de pacientes hipertensos e diabéticos aos medicamentos que serão oferecidos gratuitamente nos estabelecimentos da rede privada devidamente autorizados pelo Governo.

O executivo anunciou que a celebração do Termo de Acordo acontecerá na manhã do próximo dia 26, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e contará com as presenças do Ministro Alexandre Padilha e, inclusive, da Presidenta Dilma Roussef.

O diretor também comentou que, após assinado pelas partes envolvidas, o documento deverá ser publicado na edição do Diário Oficial da União (D.O.U) do dia seguinte (27/01/11), produzindo efeitos a partir do dia 14 do mês que vem - período  concedido para que as farmácias e drogarias se adaptem às novas regras do Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Participaram da reunião, em São Paulo, as seguintes entidades:

    INTERFARMA (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa)
    PRO-GENERICOS (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos)
    ALANAC (Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais)
    SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo)
    ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias)
    ABCFARMA (Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico) e
    FEBRAFAR (Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias), representada nesta audiência pelo Diretor  Laércio Lopes (na foto abaixo), um dos membros da Diretoria-executiva da entidade.

 

laercio1

A reunião foi realizada entre 10h e 12h do dia 21 de Janeiro de 2011, na sede administrativa do SINDUSFARMA, à Rua Alvorada, 1.280 – Vila Olímpia – São Paulo – SP

 

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa da Febrafar

Comentários