Coletores de lixo de Itapecerica da Serra decretam nova paralisação

Por Redação | 15/05/2019

A cidade de Itapecerica da Serra enfrenta novamente uma paralisação dos coletores de lixo. Desde segunda-feira, dia 13, os resíduos não são recolhidos e se amontoam em frente às casas. Os trabalhadores reivindicam por melhores condições de trabalho.

Esta  é a terceira vez que a categoria para desde o começo do ano. Segundo um representante do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, as principais reclamações dos coletores são as condições dos veículos, do local onde eles são deixados quando não estão em operação e a falta de equipamento de segurança.

“Teve uma ata em que foram feitos compromissos, mas não se resolveu nada dos pedidos. E devido às condições de trabalho, eles não têm mais como voltar”, disse o porta-voz em relação à reunião ocorrida no mês passado com prefeitura, a Construrban, responsável pelos serviços de coleta da cidade, e o sindicato.

A reportagem entrou em contato com a Construrban e foi informada que a elaboração da ata com as reivindicações ficou a cargo do sindicato, que não a entregou dentro do prazo estabelecido. “Eles fizeram uma ata, levaram até a prefeitura, mas por algum motivo tiveram que refazer. Desde então esse documento não chegou até a empresa”, disse o gerente operacional da companhia.

A data para a empresa realizar as melhorias era de até 30 dias, mas para isso, segundo relatou, o documento com as assinaturas teria que ter sido entregue. Passado esse prazo, os coletores entraram em greve e não informaram à Construrban. “Legalmente, eles deviam ter avisado 72 horas antes, mas isso não ocorreu”, relatou ainda.

A prefeitura também se posicionou por meio de nota e informou que “está em dia com os compromissos junto à empresa vencedora da licitação para a prestação de serviços de coleta de lixo no município e “que está tomando as devidas providências para que o contrato seja cumprido, o mais breve possível”.

Nas redes sociais, o assunto já tomou proporções. “Aqui no Jardim Branca Flor não passou”, disse um munícipe. “Jardim Analândia sem coleta de lixo”, completou outro. A publicação foi feita na página Falando Francamente News. Os comentários de outros moradores ainda apontam outros bairros que estão sem a coleta.

Para resolver a situação e tentar um acordo amigável entre as partes, uma nova reunião foi marcada para esta quarta-feira, às 15h, entre a companhia e os trabalhadores.

 

 

 

Comentários