Prefeitura de Itapecerica garante transporte escolar de qualidade

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 20/01/2011

Com a aproximação do reinício do ano letivo nas escolas do município, uma preocupação dos pais torna-se evidente: o transporte escolar. A Secretaria de Segurança, Trânsito e Transporte está empenhada em fiscalizar e fazer com que o serviço prestado pelo setor em Itapecerica da Serra esteja regularizado e seja de boa qualidade.

Para isso, a SSTT tem exigido dos prestadores de serviço do transporte coletivo escolar uma série de obrigações legais que dão mais segurança e seriedade ao setor.

De acordo com legislação municipal, os motoristas das vans escolares devem ser maiores de 21 anos, possuir carteira de habilitação na categoria “D” e ter curso específico de transporte escolar.

“A Secretaria também faz quatro vistorias anuais, duas por semestre, onde checa itens de segurança, parte elétrica do veiculo e itens obrigatórios ao transporte escolar”, disse o secretário de Segurança, Trânsito e Transporte, João Pereira.

Para circular, os veículos ainda passam por vistoria do Ciretran e os condutores têm que apresentar à Secretaria uma série de documentos pessoais e do veículo, incluindo atestado de antecedentes criminais. Além disso, há a obrigação de entregar a relação dos alunos que utilizarão o serviço. O serviço é fiscalizado diariamente pelos agentes de trânsito.

“A SSTT exige que os carros que ingressam no transporte escolar tenham no máximo dez anos de fabricação; para aqueles que estão renovando o alvará, a exigência é de quinze anos. Só em 2010, vinte proprietários adquiriram carros novos para continuar no sistema, o que traz mais qualidade ao serviço”, contou Andréa Maquieira, responsável pelo setor de transporte escolar da SSTT.

 

Comentários