Em Taboão, vistoria veicular obrigatória do 1º semestre inspeciona mais de 600 veículos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/04/2019

A inspeção veicular obrigatória feita semestralmente pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra vistoriou 604 veículos que prestam serviços no município. Ao todo foram fiscalizados 346 táxis, 244 carros do transporte escolar, dez do transporte complementar, três do transporte de carga e um motofrete.

Programada para ocorrer entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro, a fiscalização se estendeu, para atender aos que não fizeram o procedimento na data de convocação.  Em táxis e escolares, a vistoria checa mais de 150 itens, subdivididos em grupos de sistema elétrico, iluminação, sinalização, dentre outros.

Os carros que fazem o transporte escolar devem seguir regras específicas, como identificação visual até credenciamento no Detran.SP e na Prefeitura. “Nosso objetivo maior é garantir que os veículos estejam seguros para prestar os serviços a que se destinam”, defende o secretário de Transportes Dr. Gerson Brito.

Atenção aos prazos

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - artigos 135º e 136º -, a inspeção veicular é requisito para exercer o transporte individual ou coletivo de passageiros em linhas regulares ou empregados em qualquer serviço remunerado, e os prestadores do serviço precisam estar atentos ao prazo do procedimento.   

“Os condutores que não fizeram no prazo precisam abrir processo com pedido de renovação de alvará na Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura (ATENDE)”, explica o secretário.  “Se o motorista tiver pendências, deve regularizá-las, e, só então, terá acesso ao agendamento online da vistoria”, complementa Dr. Gerson Brito.

Os interessados que não fizeram o procedimento dentro do período estabelecido pela Prefeitura têm os dias de atendimento reduzido. Durante o prazo regular, a vistoria é feita de segunda a sexta-feira, no horário de expediente. Já para os atrasados, as inspeções são feitas apenas às quintas-feiras.

 

Comentários