Campanha para preservação da vida une arte e educação nas vias municipais

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 26/04/2019

Falha humana é a causa de 94% dos acidentes de trânsito com morte, apontam estudos. Para ajudar a reverter esse dado, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra, esta nas ruas do município com uma campanha de conscientização por um trânsito mais seguro nas vias da cidade.

O uso indiscriminado do celular na direção, a obrigatoriedade do cinto de segurança, o respeito às faixas de pedestres, a atenção à sinalização viária são algumas das “lições” que têm sido passadas a motoristas, pedestres motociclistas e ciclistas em algumas das vias mais movimentadas do município.

“Juntamos arte e educação, para despertar neste público alvo a importância de seguir a legislação de trânsito”, explica o secretário de Transportes, Dr. Gerson Pereira. Até o fim de maio, os atores da companhia teatral contratada para as intervenções vão se apresentar em quatro regiões do município selecionadas pela pasta.

“Faremos, ao todo, 66 intervenções, nos períodos da manhã e tarde, em algumas das vias mais movimentadas do município e com grande índice de acidentes”, revela o secretário. “Dentre os pontos contemplados, estão a região central, a do Pirajuçara, vias próximas ao shopping Taboão, além de outros logradouros”, relaciona.

As vias escolhidas para as ações são apontadas como de alto índice de acidentes e por fatalidades no trânsito, de acordo Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), que contabiliza, mês a mês, os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas.

As intervenções em vias públicas, com atores caracterizados, para disciplinar o uso daqueles espaços, integra o projeto de Educação Para o Trânsito, parte do convênio celebrado entre a Prefeitura de Taboão da Serra e governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Intervenções culturais

Acontecem, concomitantemente, as apresentações teatrais nas escolas públicas municipais, ação educativa com foco na prevenção dos acidentes no trânsito. Fruto de parceria entre as secretaria de Transporte e Educação, a atividade vai alcançar 10.500 alunos dos ensinos Básico e Fundamental, com 44 apresentações.

Comentários