Cirurgia de joelho: tratamento avançado garante rápida recuperação ao paciente

Por Assessoria de Imprensa | 10/04/2019

Quando pensamos em cirurgia de joelho logo relacionamos ao jogador de futebol famoso que precisou passar pelo procedimento e dar um tempo em suas atividades em campo, ou até mesmo parar de vez a sua carreira. Com o avanço da medicina esse tipo de cirurgia já conta com o suporte de tratamentos que garantem uma rápida recuperação, como é rotina  no Hospital São Francisco, em Cotia.

Entre as lesões mais comuns no joelho está a ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA), que ocorre quando a região sofre um trauma ocasionado por um movimento brusco, como parar de uma vez, reduzir a velocidade durante a corrida ou apoiar os pés incorretamente depois do salto. Os ligamentos cruzados ficam dentro do joelho e são eles que promovem a estabilidade rotacional do mesmo. É importante lembrar que não só atletas podem ser afetados. As atividades do cotidiano também podem causar a lesão, portanto é preciso fazer o tratamento e buscar a ajuda de um especialista.

Cada caso é um caso

O tratamento pode ser conservador ou intenso, depende de cada caso. Pacientes que apresentam a lesão com rupturas mais severas podem ser submetidos a cirurgia. Já existem equipamentos cirúrgicos que auxiliam na rápida recuperação, como a Artroscopia: procedimento cirúrgico que permite que o médico visualize através de uma câmera o interior das articulações, os ligamentos e outras estruturas durante a cirurgia.

Porque o São Francisco é referência em ortopedia

Com um centro cirúrgico completo e uma equipe de seis médicos ortopedistas formados pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o grupo visa promover o melhor e mais completo suporte para os pacientes que sofrem com diversas patologias nos ossos, ligamentos, músculos e articulações, desde doenças degenerativas até traumas ou fraturas mais complexas.

“Fazemos de tudo para a rápida reabilitação do paciente. São pessoas que têm muito a contribuir com a sociedade e estão paradas. Como é o caso de um jovem que lesionou o joelho e precisa da reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). É uma das cirurgias na quais somos especialistas, sendo bastante comum em atletas de futebol”, exemplifica o médico ortopedista, traumatologista e especialista em Cirurgia do Joelho, Davi Casadio.

O especialista explica ainda que uma sala estruturada e ampla contribui para o sucesso no procedimento. Equipamentos de vídeo para cirurgias minimamente invasivas e radiografia no intraoperatório auxiliam no resultado do procedimento cirúrgico. “É possível oferecer toda a retaguarda cirúrgica, já que dispomos de equipamentos de última geração”, afirma.

A equipe técnica de Ortopedia do Hospital é coordenada pelos médicos Gustavo Gonçalves Arliani e Diego Costa Astur, e conta com o trabalho dos ortopedistas Davi Casadio, Gabriel Furlan Margato, João Victor Novaretti, Fábio Zego, Élcio Takeshi Matsumoto e Gabriel Taniguti Oliveira. Todos especialistas em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia do Joelho pela Unifesp.

Quer saber mais? Agende sua consulta pelo telefone (11) 4615-6677. O Hospital São Francisco é acreditado pela ONA - Organização Nacional de Acreditação -, entidade que certifica os melhores hospitais do Brasil. A unidade fica na avenida Professor Manoel José Pedroso, 701 - Cotia

Comentários