V Conferência do Idoso de Taboão da Serra debateu os desafios do envelhecimento no século XXI

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 29/03/2019

Os constantes avanços da medicina e as melhorias nas condições de vida estão proporcionando aos brasileiros maior longevidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida hoje no país é de 76 anos. Porém, não basta viver mais, é preciso viver melhor. Neste sentido, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Taboão da Serra e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania promoveram no dia 20 de março a V Conferência Municipal do Idoso que teve como tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. O encontro ocorreu no Cemur e reuniu 256 pessoas, entre sociedade civil, organizações sociais e agente governamentais.

À ocasião, foram debatidas propostas em quatro eixos fundamentais: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, nos subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O encontro contou com uma palestra magna, ministrada por Hilda Alves Oliveira - assistente social e gerontóloga na Casa dos Velhinhos (CEPIM) Santa Terezinha, além de apresentação do coral do CCI Maria Rosa. Já a conselheira Paula Maruchi apresentou dados sobre longevidade no município e trouxe uma devolutiva sobre as propostas aprovadas na IV Conferência.  

Segundo presidente do CMI, Marlene Maria Erreira Benites, o trabalho da conferência iniciou em fevereiro, com as pré-conferências realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “Podemos contar com a colaboração de toda a equipe e técnicos dos CRAS, do CCI Maria Rosa e o CEPIM Santa Terezinha. Foram momentos muito importantes, com discussões, vários esclarecimentos e tiramos várias propostas que serão revistas aqui”, disse. “A Conferência é o momento em que governo e sociedade se reúnem para discutir políticas públicas e aqui tiraremos propostas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, concluiu Marlene Benites.

Já a secretária de assistência social, Arlete Silva, reforçou que participar de uma conferência é uma oportunidade única. “Estamos aqui para brigar e para conferir o que foi feito e o que nós queremos para o futuro de forma que melhore não só a nossa vida, mas também para as futuras gerações É uma oportunidade única e todos precisam aproveitar”, disse. “Vale ressaltar que o prefeito Fernando Fernandes tem sido um grande parceiro e não só está realizando, como já fez diversas obras e ações, inclusive de acessibilidade e de mobilidade, para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e com deficiência”, finalizou Arlete Silva.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Laércio Lopes, o vereador Cido da Yafarma, o delegado titular da Delegacia de Proteção do Idoso Dr. Israel Presotto, a coordenadora dos Direitos da Mulher Dra. Sueli Amoedo, Dona Maria Inês representante de todos os idosos da cidade, um grupo de alunos da EE Francisco D'Amico. Já Ângela do Vale representou a vereadora Joice Silva.

Delegados

Durante a V Conferência Municipal do Idoso, sete pessoas se candidataram à vaga de delegado que representará Taboão da Serra na etapa estadual. A eleita foi a orientadora social Silvana Bonini, do CRAS Monte Alegre. Já a vaga de suplente ficou com a Dra. Sandra Fidelis, que é presidenta da Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Taboão) e corregedora na Guarda Civil Municipal. A XV Conferência Estadual do Idoso está prevista para acontecer em agosto, em cidade a ser definida pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

Serviço:

Conselho Municipal do Idoso
Reuniões: 1ª segunda-feira de cada mês, às 9h.
Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Mituzi.
Telefone: (11) 4138-8040.

Delegacia de Proteção ao Idoso de Taboão da Serra
Rua João Slaveiro, 56, Jardim da Glória.

 

Comentários