Em Workshop, CONSULTI e IPT apresentam dados sobre mineração com ênfase em Água Mineral

Por Carolina Rayol | 25/03/2019

O Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (CONSULTI), realizou na manhã desta quinta-feira, 21 de março, no Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra, um workshop com o tema “Água Mineral – Oportunidades e Desafios”. A pauta do evento foi norteada no âmbito do projeto “Bases Técnicas para o Ordenamento Territorial Geomineiro dos municípios da Sub-Região Sudoeste da RMSP”, em execução pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, patrocinado em uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo e dos oito municípios integrantes do CONSULTI.

Na abertura do evento, o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Marcos Campagnone, pontuou: “Nós temos que trabalhar para dinamizar as potencialidades de cada região e hoje será apresentada aqui uma grande potencialidade para o desenvolvimento regional que é a Água Mineral”. Aproveitou ainda para dizer sobre o entusiasmo do Governador João Dória com o PDUI – Projeto de Desenvolvimento Urbano Integrado.

O objetivo principal do workshop foi apresentar um panorama sintético da atividade de mineração, com ênfase à produção de Água Mineral. Além de discutir formas que o desenvolvimento dessa atividade produtiva contribua para a dinamização econômica da região, ampliando as oportunidades da geração de renda e postos de trabalho.

O evento contou com 5 palestras: José Batista Rodrigues, coordenador da Câmara Temática de Mineração; Marsis Cabral Jr., Geólogo do IPT, discursou sobre o Projeto OTGM – Ordenamento Territorial Geomineiro; Mauro Miranda, gerente de negócios do Desenvolve São Paulo; Juliana Arnaut Santana, diretora técnica de APL (Arranjo Produtivo Local) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e Priscilla Moreira Argentin, do IPT, que falou sobre o tema “Água Mineral x Turismo”.

“Acredito que as explanações aqui tenham sido perfeitas. Nós ficamos muito felizes em ver que o funil se fechou e os projetos estão caminhando no rumo certo. O comprometimento de todos os envolvidos é essencial e eu só tenho a agradecer a vocês pelo grande empenho na execução dos trabalhos”, pontuou o anfitrião Prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

O atual presidente do CONSULTI, Prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, finalizou a reunião com um informe: “Em breve teremos workshop das Câmaras Temáticas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico com o tema ‘Empreender na Sub-Região Sudoeste da RMSP – Novas regras de licenciamento pelos municípios’”.

Também participaram do Workshop, a assessora especial e coordenadora da Sub-Região Sudoeste da RMSP na Secretaria de Assuntos Metropolitanos – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Brígida Sacramento; empresários, vereadores e diversas autoridades do poder público e sociedade civil organizada de Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu das Artes, Vargem Grande Paulista e Cotia.

Comentários