Chico Brito consegue cinco creches para Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/01/2011

Embu receberá verba federal para construir mais cinco creches. O prefeito Chico Brito cadastrou os projetos em 2010 no sistema integrado de monitoramento, execução e controle do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Pró-Infância, está entre os 223 municípios contemplados com verbas para construção de 520 escolas de educação infantil. O programa prevê o repasse de verba para a construção das unidades de ensino e as cidades arcam com a contratação de funcionários e manutenção do local.

Os valores ainda não foram definidos e os contratos serão formalizados para o recebimento do dinheiro. Porém, estima-se que isso ocorra nos próximos dias, com previsão de início das obras no segundo semestre e de que todas as unidades estejam prontas em quatro anos. A primeira creche será construída em área cedida pelo governo do Estado, no Jardim Santa Emília, ao lado da E.E. Irmã Iria Kunz. Nessa região, com a menor oferta para atender ao público infantil, haverá então a disponibilidade de 150 vagas. Em seguida, serão construídas creches nas regiões do Valo Verde, Jardim da Luz, Jardim dos Moraes e Capuava. Ao todo, serão 850 novas vagas disponíveis para as crianças dessas regiões. No Jardim Santo Eduardo, já está em construção uma nova creche, nos moldes do Pró-Infância, que vai oferecer 250 novas vagas e terá um projeto pedagógico especial e sala de informática.

Embu foi contemplada com o mesmo número de unidades de educação infantil do Programa Pró-infância no âmbito do PAC 2 que Osasco, também com cinco, e mais que outras 47 cidades com menos de cinco, incluindo as da região Cotia, Mogi-Guaçu e Taboão da Serra, todas com uma unidade. Campinas, 1.039.297 habitantes (8 creches), São Bernardo do Campo, 703.177 (6) e Sorocaba, 584.313 (8) terão mais creches entre as 52 cidade do Estado de São Paulo que receberão a verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, de acordo com a resolução/CD/FNDE nº 38, de 29/12/2010, assinada pelo presidente do seu Conselho Deliberativo, Fernando Haddad. A meta do FNDE é patrocinar a edificação de 1.500 creches. Essas ações mostram o empenho e preocupação do governo federal em atender as demandas dos municípios para que atendam melhor seus moradores.

Brunno Rocha

Comentários