Paratletas taboanenses se destacam no Circuito Loterias Caixa de atletismo e natação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/03/2019

Os paratletas taboanenses Luiz Tetsuo, Gian Carlo, Igor Marinho e André Pinheiro, da Associação Paradesportiva para Todos (APT) que tem o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Esportes e Lazer, conquistaram sete medalhas no Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação, realizado nos dias 23 e 24 fevereiro, no Centro de Treinamento Paraolímpico, em São Paulo.

O torneio contou com 778 competidores, 492 corredores, arremessadores e lançadores (atletismo) e 286 nadadores em busca da classificação para as etapas nacionais. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.

Pela fase regional, na modalidade petra da categoria RR1, o paratleta Luiz Tetsuo foi campeão nos 100 e 200 metros. Já o atleta Gian Carlo foi segundo colocado nos 100 metros. Na categoria RR2, Igor Marinho foi segundo lugar nos 100 e 200 metros. Na natação, o paratleta André Pinheiro foi medalha de prata nos 50 metros livre e bronze nos 50 metros costa.

A PETRA ou RACE RUNNING como é conhecida também, é uma modalidade paralímpica de atletismo criada na Dinamarca em 1989, e chegou ao Brasil 2009. O atleta utiliza uma bicicleta (de três rodas), um guidão para direcionar o suporte para o tronco, um banco para o assento, faixas, mas não tem pedal anexado.

A modalidade é indicada para pessoas com paralisia cerebral, distrofia muscular, doença de Parkinson e outras deficiências que afetam a mobilidade e equilíbrio. A PETRA é dividida em três categorias: RR1, RR2 e RR3. A comissão técnica da Associação Paradesportiva Para Todos (APT) foi composta pelos treinadores Mateus Silva e Fabio Rodrigues.

O Circuito

O Circuito Caixa Loterias é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, o torneio tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais estão sendo separadas por modalidade, haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada modalidade. 

 

Comentários