Taboão da Serra sediou os Jogos da Capital de SP de Capoeira no último final de semana

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/02/2019

A cidade de Taboão da Serra sediou no último sábado e domingo, 9 e 10 de fevereiro, os Jogos da Capital de São Paulo de Capoeira organizado pela instituição Abadá em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. As atividades ocorreram no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Monte Alegre, no Cepim e na Faculdade Anhanguera.

O evento contou com 200 atletas divididos em 10 categorias separados por gênero, graduações e faixa etária. Durante o torneio, teve manifestações culturais de maculelê, jongo, frevo, cacuria, capoeira luta e quedas, além de musicalidade e ritmos, com a história da capoeira em São Paulo, contada pelo professor Mazinho.

Segundo o coordenador de artes marciais, Manoel Carlos, o evento tem o objetivo de difundir a cultura brasileira através da capoeira. “Gostaria de parabenizar a Abadá Capoeira em nome do mestre Cru e mestre Camisa, pelo torneio de alto nível com atletas de grandes equipes e escolher nossa cidade como sede”, falou.

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promove aulas gratuitas de capoeira ministradas pelo mestre Kiko. As aulas são realizadas no Cepim, no ginásio Ayrton Senna e na quadra do Saporito, todos os dias da semana, no período da manhã e da tarde.

Para se inscrever é necessário ter no mínimo 7 anos, masculino ou feminino, precisa levar aos núcleos de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, duas fotografias 3x4, cópias do documentos como comprovante de residência e RG. Nos locais, tem outras atividades esportivas como karatê, zumba, ginástica e judô. Menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais para se inscrever.

Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Com o passar dos anos e com o fim da escravidão no Brasil, a capoeira foi incorporada a cultura brasileira como esporte, ganhando força na Bahia e tendo mestres que projetaram a modalidade para todo o Brasil e para o mundo, como Pastinha  e Bimba, entre outros.

 

Comentários