Jair Bolsonaro toma posse e se torna o 38º presidente do Brasil

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 2/01/2019

O presidente Jair Bolsonaro, do PSL, tomou posse como 38º presidente do Brasil na tarde do primeiro dia de 2019, esta terça-feira, 1. A ceromônia durou cerca de cinco horas, com direto a dois discursos de Jair, um no Congresso Nacional e outro no Palácio do Planalto.

Ao lado de Hamilton Mourão (PTRB), seu vice, o presidente prestou juramento à Costituição na Câmara de Deputados e assinou o termo de posse após ter desfilado por Brasíllia. Depois, seguiu ao Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial do agora ex-presidente, Michel Temer, PMDB.

Antes de ser oficialmente empossado, Bolsonaro optou por desfilar em carro aberto em seu cortejo entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional, acompanhado da primeira-dama, Michelle, e o filho Carlos Bolsonaro.

A última solenidade da posse foi a recepção dos chefes de Estado, políticos, líderes religiosos, empresários e outros convidados no Palácio do Itamaraty, à noite. Donald Trump não veio, mas fez questão de postar mensagem no Twitter em aceno ao novo ocupante do Planalto.

 

Comentários