Ações de prevenção e conscientização marcam campanha Outubro Rosa de Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/11/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, realizou diversas atividades da campanha Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro foram promovidas ações de educação, prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, além de palestras para estimular a participação da população e falar a importância do diagnostico precoce.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ressaltou que a campanha serve para prevenir e conscientizar sobre o câncer de mama e aprovou a adesão das taboanenses às ações deste ano. “As mulheres participaram ativamente da programação especial, uma prova que realmente estão mais atentas e preocupadas com a saúde. Afinal, quanto mais cedo for diagnosticado e ter acesso ao tratamento, maiores são as chances de cura”, disse.

A abertura da campanha desta ano aconteceu em 4 de outubro, no Cemur. À ocasião, ocorreu uma palestra que reuniu a psico-oncologista do Espaço Terapêutico Viva Bem, Margarete Nascimento, a presidente da ONG Amor Rosa e conselheira do Instituto do Câncer, Ana Maria Obranovich Rosa, além da enfermeira da UBS Record / Ponte Alta, Elaine Cristina Rampazzo. O evento contou com exposição de bonecas tia Glória, maquiagem, corte de cabelo para doação, apresentação de dança da Escola de Bailado, apresentação musical do coral do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) e aula de Zumba ministrada pela professora Juliana Marques.

 

Programação

Ao longo do mês, o Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) realizou 664 mamografias. O equipamento também contou com uma programação especial com apresentação do Coral Infantil do Colégio Terra Brasilis, café com funcionários, mesa redonda com relato de mulheres que vivenciaram e venceram a luta contra o câncer de mama. Também foram realizadas palestras e dinâmicas com o intuito de valorizar a mulher e sensibilizar para a prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero, dentre outras atividades.

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher com a equipe multidisciplinar do CRSM promoveu palestras educativas na Igreja São João Batista (grupo Amigas do Peito), na empresa Itaipava e nas instituições de ensino FECAF, Anhanguera e SENAC. Já a Secretaria de Cultura e Turismo realizou apresentações de ballet, zumba, dança de salão, recital e dança do ventre.

O Shopping Taboão, por sua vez, realizou uma exposição fotográfica internacional e inédita denominada “Marcas do Bem”. A mostra trazia fotos de mulheres que superaram o câncer de mama e que tiveram as cicatrizes cobertas com belas tatuagens. Os trabalhos mostravam o resgate da autoestima e a volta dos sorrisos.

Encerrando as atividades, em 27 de outubro, a vereadora Priscila Sampaio em parceria com a prefeitura, promoveu a 5ª Caminhada contra o Câncer de Mama. Durante o evento, teve palestras, zumba com Michele Oliver, sorteios e diversas atividades no Parque das Hortênsias. O evento contou com o apoio do projeto Mechas de Amor, que promove doações de cabelos para a confecção de perucas que serão entregues para mulheres durante o tratamento oncológico.

O prefeito Fernando Fernandes elogiou a campanha deste ano e parabenizou todos os envolvidos. “Fico muito feliz em ver que a população de Taboão da Serra aderiu ao Outubro Rosa e por entender a importância do diagnostico precoce e por saber que o câncer de mama acomete tanto mulheres, quanto homens”, disse. “Parabéns a todos os servidores, autoridades e moradores que abraçam esta causa, que optaram por quebrar este tabu e trabalhar a prevenção”, afirmou o Fernando Fernandes.

Prevenção

A campanha acontece com mais frequência no mês de outubro, mas as praticas e prevenções não devem ser realizadas apenas nesse mês. Sua marca registrada é um lenço, cor de rosa. A atividade física auxilia na prevenção de doenças como o câncer. A obesidade ou sobrepeso são grandes estimuladores de doenças degenerativas.

Comer de forma saudável, realizar atividade física frequentemente, consumir pouca bebida alcoólica, evitar terapia de reposição hormonal, não fumar, está no peso ideal e amamentar o seu bebê o maior tempo possível, ajuda as mulheres evitar o câncer de mama de forma precoce.

 

Comentários