Escola Municipal de Gastronomia possibilita novas oportunidades para moradores de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/11/2018

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, segue capacitando os moradores que desejam empreender, ingressar em uma nova carreira, aprender novas técnicas ou mesmo desenvolver habilidades. Esta semana, por exemplo, a Escola Municipal da Gastronomia está realizando os desafios que marcam o encerramento das turmas de Confeitaria, de Cozinha Básica, Regional e Internacional e de Panificação.

Nos dias 5 e 6 de novembro o desafio foi para as turmas da tarde de Confeitaria e de Cozinha Básica, Regional e Internacional, respectivamente. Nos dias 7 e 8 será vez dos alunos do período noturno de ambos os cursos mostrar suas habilidades. Já em 9 de novembro o desafio será para o curso de Panificação. Durante os desafios os alunos precisam mostrar para um time de jurados o que aprenderam ao longo do curso. Os grupos são avaliados em diversos critérios como sabor, apresentação do produto, estratégias de venda, criatividade, entre outros aspectos.

Marli Ferreira de Macedo foi uma das participantes do curso de Confeitaria. A professora aposentada que já esteve à frente das EMIs Franjinha, Maria Cebolinha e do PAC São Judas, além de lecionar na EMEFEM Rui Barbosa aprovou o curso. “Achei excelente, aprendi muita coisa, muita novidade. Sempre fiz as coisas em casa, mas tudo do Youtube. Fiz muitos cursos na Chocolândia, mas cursinhos picados. Adorei aqui, o professor Miguel é uma graça de pessoa, muito especial”, disse. “A técnica que mais gostei foi massa folheada. É trabalhoso, mas é algo que achava que nunca ia conseguir fazer. Fiz em casa e, como dizem, assei e sumiu. O povo adorou, comeu tudo. Valeu super a pena”, afirmou Marli.

Já Maria da Penha Fonseca Faria finalizou o curso de Cozinha Básica, Regional e Internacional, o segundo a cursar na Escola Municipal de Gastronomia. Antes ela havia feito o de Salgadeiro. A aposentada amou ambos os cursos e viu sua vida mudar após a finalização do primeiro. “Hoje, com este curso, posso ganhar um algo a mais do que eu me aposentei. Eu vi a importância disto na minha vida e o que veio me acrescentar, porque além de ter uma renda a mais, ainda tenho uma coisa que me ocupa, que eu gosto e que me faz bem”, declarou.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Neves, um dos intuitos das escolas profissionalizantes da prefeitura é dar novas oportunidades aos munícipes. “Queremos proporcionar o melhor aos nossos moradores, para que eles possam se capacitar, consigam ampliar horizontes, abrir portas e ir além daquilo que já puderam fazer. E isto não seria possível sem o apoio do prefeito Fernando Fernandes que nos estimula e incentiva políticas públicas para a geração de renda, fazendo, inclusive, constantes investimentos em insumos e em profissionais qualificados para a manutenção da escolas profissionalizantes”, afirmou a secretária Laura Neves.

Inscrições

Os moradores interessados em fazer algum dos cursos oferecidos pela Escola Municipal de Gastronomia podem fazer a inscrição em qualquer período do ano. Basta comparecer na própria escola ou na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico munido de RG, CPF e comprovante de endereço em nome próprio (todos originais e com cópia simples) e preencher a ficha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para os cursos de Informática Básica e de Idiomas (Inglês Básico e Espanhol Básico) a idade mínima exigida é de 16 anos. Já os demais cursos são para maiores de 18 anos. Vale ressaltar que todos os cursos são gratuitos e com certificado.

Cursos e Carga Horária

Escola Municipal de Gastronomia

Cursos: Cake Design (30 horas), Confeitaria Básica (60 horas), Cozinha Básica, Regional e Internacional (60 horas), Geléias e Compotas (15 horas), Panificação (27 horas), Pizzaiolo (27 horas), Salgadeiro (30 horas), Garçom e Garçonete (90 horas), Organização de Eventos (60 horas), Camareira e Arrumador de Hotel (60 horas), Recepção e Excelência em Atendimento (60 horas), Portaria e Controlador de Acesso (60 horas), Serviços Domésticos (90 horas), Espanhol Básico (40 horas) e Inglês Básico (40 horas).

Serviço:
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Césario Dau, 535 – Jardim Maria Rosa
Telefone: (11)4788-7888
Facebook: facebook.com/secretariadesenvolvimentotaboao

Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: (11) 4787-3764 / (11)4787-3811

 

Comentários