Horário de Verão entrou em vigor neste domingo, dia 4

Por Outro autor | 4/11/2018

O horário de verão começou à meia-noite de domingo, dia 4, nos 10 Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal. Os moradores das localidades adiantaram os relógios em uma hora.

 

A alteração valerá até o terceiro domingo de fevereiro de 2019 (17), quando os relógios voltam a ser atrasados e entram em linha com o restante do país.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário diferenciado por estarem localizadas mais próximas à linha do equador, onde existe uma diferença maior na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Adotada desde 1931, a medida visa gerar economia de energia, com menor consumo no horário de pico da época, das 18h às 21h. No entanto, um estudo do Ministério de Minas e Energia apontou que a alteração não representa mais a mesma eficiência devido à mudança do período de maiores gastos.

Duração menor

Com 104 dias, o horário de verão 2018/2019 terá duração menor em relação ao ano passado, quando a alteração ocorreu 21 dias antes, no terceiro domingo do mês de outubro.

A alteração ocorreu devido a uma solicitação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que argumentava contra um prejuízo da mudança no dia do segundo turno das Eleições 2018.

O MEC (Ministério da Educação) também solicitou por um novo adiamento do horário devido à aplicação da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas teve o pedido negado pelo governo.

Para o ano que vem, a equipe de governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL)será responsável por decidir se o horário de verão continuará em vigor.

Comentários