Aula-show na Escola Municipal de Gastronomia atrai dezenas de pessoas para aprender receitas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 1/11/2018

Quem compareceu à aula show promovida na Escola Municipal de Gastronomia, no dia 29 de outubro, pode aprender com a culinarista Maria Marlene da Silva, representante da Itaiquara Alimentos, técnicas valiosas de preparo de torta de frutas e mousse de abacaxi com coco. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico foi aberta para alunos, ex-alunos e para o público em geral.

A moradora do Jardim Record, Maria Rosa Conceição, participou da aula e aproveitou para conhecer a Escola. “Realmente eu gostei muito desta aula-show, onde pude aprender essas receitas. Quando minha filha viu a divulgação da aula-show, eu quis me inscrever para também conhecer a Escola de Gastronomia. Fiquei impressionada com a estrutura da escola”, contou. “Com certeza irei me inscrever para um curso, provavelmente o de Confeitaria”, completou.

Presente ao evento, a secretária da pasta, Laura Neves, agradeceu a culinarista e reforçou a importância da iniciativa. “Este tipo de atividade que os nossos alunos participam está prevista na grade dos cursos, e agrega valor para as aulas, uma vez que traz toda atualização de conceitos e a experiência profissional da culinarista Maria Marlene, a quem quero agradecer sempre pela disponibilidade e atenção para com a nossa escola”.

CONFIRA AS RECEITAS

Mousse de Abacaxi com Coco

Ingredientes: 1 abacaxi bem grande ou 2 pequenos, picado em pedaços, 300 gramas de creme de confeiteiro Itaiquara a frio, preparado conforme instruções da embalagem, 200 gramas de creme de leite, 4 claras, 2 xícaras de chá de açúcar, 1/2 xícara de chá de água e 100 gramas de coco seco em flocos.
Modo de Preparo: Leve ao fogo o abacaxi picado por aproximadamente 45 minutos, ou até que fique uma pasta dourada. Reserve. Prepare o creme de confeiteiro Itaiquara conforme as instruções da embalagem, acrescente o creme de leite e reserve. Bata as claras em velocidade baixa e enquanto isso leve a água e o açúcar para ferver até formar uma calda com fio fino, ou ponto de bala mole. Com a batedeira ligada, junte a calda fervente, em fio, sobre as claras até misturar muito bem. Bata por mais 1 minuto. Acrescente o creme e o abacaxi, aos poucos, com movimentos delicados. Despeje coco ralado sobre essa mistura e sirva em uma tigela bonita ou dentro da casca do abacaxi. O rendimento é de 20 porções e o tempo de preparo é de 50 minutos, aproximadamente.

Torta de Frutas Frescas

Ingredientes: 200 gramas de biscoito cream cracker, 100 gramas de manteiga, 1/2 xícara de chá de aveia em flocos, 1 colher de sopa de linhaça, 1 ovo, 300 gramas de creme de confeiteiro Itaiquara, preparado conforme instruções da embalagem, 200 gramas de creme de leite, Frutas frescas de sua preferência e geleia de brilho a gosto.

Modo de Preparo: Triture os biscoitos com as mãos ou no liquidificador, até formar uma farinha. Misture aveia, linhaça, manteiga e o ovo. Espalhe essa "farofa" em uma assadeira pequena, de fundo removível. Asse por 15 minutos. Enquanto isso, misture o creme de confeiteiro ao creme de leite e reserve. Pique as frutas de sua preferência. Retire a massa do forno e deixe esfriar. Recheie com o creme, espalhe as frutas e pincele geleia de brilho. Sirva gelada ou a temperatura ambiente. O rendimento é de 6 porções e o tempo de preparo é de 20 minutos.

Comentários