Falcão anuncia aposentadoria da seleção brasileira e deixa legado para o futsal no país

Por Outro autor | 31/10/2018

O jogador Falcão voltou a anunciar a aposentadoria da Seleção Brasileira de Futsal. Apesar de não ser a primeira vez que toma tal atitude, o atleta de 41 anos parece decidido desta vez e diz não pensar em voltar atrás. Ele deixa o Brasil com status de um dos maiores craques que o esporte já teve, além de também ser o principal responsável pela divulgação do futsal no país, seja na TV ou na internet. O ala afirmou que deve continuar jogando até o final de 2019, mas apenas em torneios de clubes e não mais pela Seleção.

Vestindo a camisa amarela, Falcão conquistou cerca de 30 títulos. Como maiores destaques estão os nove torneios vencidos no Grand Prix de Futsal e também o bicampeonato Mundial da modalidade. Um recorde que nenhum atleta conseguiu chegar nem perto. Além disso, os números de Falcão são absurdos e únicos. Além de ser o maior artilheiro dos Mundiais, o jogador também é o recordista de partidas e também de prêmios como melhor do mundo pela FIFA.

Com uma carreira recheada de títulos e lances icônicos, Falcão continua sendo uma das principais estrelas no futebol nacional. Atualmente, ele atua em São Paulo pelo Magnus Sorocaba e sonha em continuar colecionando mais conquistas, como a Copa Intercontinental de Futsal de 2018, quando a equipe foi campeão em cima do time Carlos Barbosa.

A carreira de Falcão não esteve só no futsal, já que, em 2005, ele tentou por uma temporada jogar como profissional de campo pelo São Paulo. No entanto, devido a uma série de problemas com o treinador na época, o craque não conseguiu oportunidades e pouco fez no clube. De qualquer forma, Falcão retornou ao futsal e continuou brilhando, seja por clubes ou pela Seleção Brasileira. 

Futsal cresce com Falcão nas redes sociais e na internet 

Se engana quem pensa que o papel do atleta é apenas dentro das quadras. Falcão é um dos principais responsáveis por algumas mudanças que o esporte tem sofrido nos últimos anos. Com muita atividade em redes sociais e divulgações com estrelas nacionais de vários esportes, o camisa 12 conseguiu popularizar o futsal, principalmente na internet.

Atualmente, a audiência no esporte de quadra tem crescido e o país deixou de ficar restrito apenas aos espectadores do futebol de campo. O principal veículo é a internet, seja pelo entretenimento, como no site Betfair, com apostas online de futebol, ou então em plataformas que transmitem os principais jogos da temporada, como o WatchESPN e o SporTV Play. Além disso, no próprio site oficial do Falcão é possível encontrar alguns projetos, fotos e vídeos de toda a carreira do atletas e informações de torneios oficiais.

Falcão também é um forte crítico de algumas políticas da Confederação Brasileira de Futebol de Salão. Inclusive, já organizou alguns protestos com atletas para melhorias de condições para todos os jogadores. Apesar de nunca ter jogado em Taboão e hoje defender o Magnus Futsal, de Sorocaba, Falcão com certeza é uma inspiração para muitos atletas que hoje atuam em divisões inferiores. Seja pela carreira estrelada, ou então pelas ações que realiza todos os dias, a Seleção Brasileira vai sentir saudades de um dos maiores jogadores que já vestiu a camisa amarela.

Comentários