Vendas de Dia dos Pais têm melhor desempenho em 6 anos, diz Serasa

Por Outro autor | 13/08/2018

As vendas na semana do Dia dos Pais tiveram o melhor desempenho dos últimos seis anos, apontou nesta segunda-feira (13) o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O comércio cresceu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

No final de semana do Dia dos Pais (10 a 12 de agosto), houve aumento de 1,1% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (11 a 13 de agosto).

Segundo os economistas da Serasa Experian, embora positivo, o resultado foi mais fraco que no Dia das Mães (alta de 5,7%) e empatou com o do dia dos Namorados (alta de 3,9%). "Isto mostra que o consumidor, perante as atuais turbulências do cenário político-econômico, mantém-se cauteloso em relação à expansão de seu nível de gastos", diz a empresa em nota.

Vendas a prazo

Já as vendas parceladas no Dia dos Pais tiveram uma leve variação negativa este ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, apontou a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O volume teve uma variação negativa de 0,10%.

Segundo o SPC, o fraco desempenho reflete "a lenta recuperação da economia", que ainda pesa sobre o desempenho dos setores de comércio e serviços.

“Os consumidores continuam preocupados em não comprometer o orçamento com compras parceladas, principalmente diante de um quadro de dificuldades, com o achatamento da renda e alto índice de desemprego”, explicou em nota o presidente da CNDL, José César Costa.

De acordo com a pesquisa, os produtos mais procurados na data foram roupas, perfumes e cosméticos, calçados e acessórios masculinos, como cintos, carteiras, relógios e meias.

Em comunicado, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, afirmou que a confiança do consumidor em relação à economia não evolui, já que muitos brasileiros continuam sem perspectiva de emprego, outros voltaram ao mercado do trabalho com salários mais baixos e a inadimplência é alta, levando à restrição do crédito.

O Dia dos Pais funciona como um termômetro para as vendas de Dias das Crianças e o Natal, por ser a primeira data comemorativa do segundo semestre, ainda que não movimente cifras tão volumosas como outras datas.

 

Comentários