Carlinhos do Leme aprova lei que garante exames vista e audição em alunos da rede municipal de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 10/08/2018

Todo mundo sabe que para ter pleno desenvolvimento escolar a criança precisa enxergar e ouvir bem. Mas, a realidade é que muitas vezes, por desconhecimento de problemas de visão e audição a criança sofre prejuízo no aprendizado. Sensível a esse problema, o vereador Carlinhos do Leme, apresentou projeto de Lei que autoriza o Executivo a realizar exames oftalmológicos e auditivos nos alunos da rede pública municipal de Taboão da Serra. O projeto foi elogiado e aprovado por unanimidade na sessão da terça-feira, 7.

“Considero muito importantes que as nossas crianças possam ter acesso a esses exames. As crianças daltônicas, por exemplo não conseguem pintar nas cores certas, mas sem o diagnóstico elas podem ser prejudicadas. O mesmo ocorre com os problemas de audição”, analisou Carlinhos do Leme.

Além de garantir a realização de exames nos alunos, o projeto prevê que o município disponibilize óculos e aparelhos auditivos aos estudantes cujas famílias tenham renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

“Temos que dar atenção a essas crianças para favorecer as condições de aprendizado. Hoje, com a aprovação continuada, onde as crianças vão para a série seguinte automaticamente, temos que garantir as condições necessárias ao aprendizado”, salientou.

Para o vereador Carlinhos do Leme a lei é necessária para garantir o aprendizado e inclusão das crianças com deficiência visual ou auditiva. Ele cita que a educação em Taboão da Serra é modelo pelos altos índices obtidos e avalia que a implantação da lei de sua autoria trará ainda mais avanços.

O projeto alerta que o uso frequente de fones de ouvido em crianças favorece a ocorrência dos problemas de audição.

Comentários