Vereadores acompanham reinauguração de brinquedoteca da Delegacia da Mulher de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 5/08/2018

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Joice Silva e os vereadores Cido da Yafarma e Dr. Ronaldo Onishi participaram da reinauguração da brinquedoteca da Delegacia de Defesa da Mulher de Taboão da Serra. A brinquedoteca vai Melhorar a acolhida das crianças vítimas de violência. A reabertura do espaço só foi possível graças a parceria com o Conseg Pirajuçara que arrecadou e doou centenas de brinquedos ao espaço. Para marcar a conquista o Conseg realizou sua reunião mensal dentro da Delegacia de Defesa da Mulher, no dia 31. Na ocasião, os presentes conheceram mais de perto o trabalho da rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, incluindo a recém-criada Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Após constar a importância da brinquedoteca para o atendimento às crianças, a presidente Joice Silva disse que irá fortalecer a arrecadação de brinquedos com uma campanha na Câmara. Ela falou dos projetos Tempo de Despertar e notificação compulsória dos casos de violência doméstica, ambos de sua autoria, que se tornaram referência nacional no combate à violência.

“Aprovamos leis importantes. Estamos pedindo a abertura da Delegacia da Mulher em tempo integral e atuamos na conscientização contra a violência. Ano passado fizemos a maior caminhada contra a violência da história da nossa cidade, paramos a BR para pedir e defender a vida. A BR que só para quando acontece morte dessa vez parou para defender a vida”, contou.

A delegada Aparecida Janduci, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Taboão comemorou a volta da brinquedoteca e destacou a importância de humanizar o atendimento às crianças. Ela contou que no meio do espaço lúdico elas se sentem à vontade para relatar experiências traumáticas ou abusos. Além disso, contou que as crianças podem levar os brinquedos, o que torna necessária a reposição dos mesmos.

“Na maioria das vezes as mulheres vem a delegacia com os filhos. Também atendemos crianças vítimas de abuso sexual ou abuso físico. E a brinquedoteca proporciona humanização no atendimento, melhora a nossa acolhida. Brincando as crianças muitas vezes nem percebem que passaram por uma delegacia”, disse.

A presidente do Conseg Pirajuraça, Solange Alves de Souza mobilizou membros e a comunidade para arrecadar os brinquedos doados a brinquedoteca da DDM. Como educadora ela salientou a importância do espaço.

“Muitos brinquedos foram doados de outras crianças. Alguns são novos. Agora, precisamos abastecer continuamente”, observou.

O vice-prefeito Laércio Lopes reforçou a importância do Conseg para melhorar a segurança da cidade. Os vereadores Cido da Yafarma e Dr. Ronaldo Onishi defenderam a importância do policiamento comunitário, investimento em educação e a organização da comunidade para promover a segurança.

Para a coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão, Dra Sueli Amoedo, toda iniciativa que ajude a acolher as crianças fora do ambiente de violência é muito positivo. Segundo ela, muitas vezes, as crianças são as únicas testemunhas que as mães, ou elas mesmas foram vítimas.

Serviço:

Delegacia de Defesa da Mulher 
Estrada das Olarias, 670, Jardim Guaciara, Taboão da Serra

Comentários