Concurso artístico em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/12/2010

Embu das Artes abriu concurso para instalar 13 portais de entrada. O valor de quase R$ 1 milhão será  dividido entre os 13 vencedores. A proposta é criar uma identificação para o município, que faz divisa com São Paulo, Taboão da Serra, Cotia e Itapecerica da Serra, somando 11 acessos, para receber bem o turista. O concurso, com inscrições até o dia 17 de janeiro, é aberto a artistas plásticos, arquitetos, desenhistas e interessados que inscreverem seus trabalhos, individualmente ou como representantes de equipes. O projeto faz parte do Programa Turismo Social no Brasil - Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística, do governo federal. 

Cada profissional tem direito a fazer uma inscrição individual ou como representante de uma única equipe, podendo apresentar até 13 propostas, porém apenas uma para cada Portal de Entrada. A seleção das propostas levará em conta itens como harmonia, relação com o entorno, temática e objetivos. Para realizar esse trabalho será constituída comissão julgadora, com cinco membros, representantes das secretarias municipais de Obras, Desenvolvimento Urbano, Cultura e Turismo, mais um especialista em arte urbana. Com os vencedores, serão assinados contratos para execução da obra. 

Os portais terão duas etapas: na primeira haverá edificação da construção do portal e as melhoras do entorno (iluminação, urbanismo e paisagismo) e, na segunda, inserção das obras artísticas em cada portal. 

Foram criadas quatro tipologias de portais de entrada. A de tipo 1 tem duas colunas laterais com pórticos sobre as pistas de rolamento e no centro um obelisco; tipo 2, uma coluna lateral e uma alça sobre a pista de rolamento; tipo 3, duas colunas localizadas nos dois lados da calçada da via, unidas por uma viga, que cruza as pistas de rolamento; tipo 4, tem uma coluna central com pórticos sobre as pistas de rolamento. Pavimentação, iluminação, piso intertravado e outras medidas serão adotadas para instalação e manutenção dos portais da cidade. 

Não podem participar: membros, dirigentes, assessores, servidores e empregados integrantes ou vinculados aos quadros da Prefeitura de Embu, além de seus sócios e/ou parentes, até terceiro grau.
Inscrições até 17/1/2011, na Secretaria de Cultura ( Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro, Embu, SP). Mais informações: (11) 4785-3563. Consulte edital e regulamento no link http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/index.php?ver=3412

Comentários