Saúde presta contas do primeiro quadrimestre na Câmara de Taboão

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 11/06/2018

A prefeitura de Taboão investiu no primeiro quadrimestre desse ano mais de 26% do seu orçamento próprio na saúde. Nos primeiros quatro meses desse ano, mais de 170 mil pessoas receberam atendimento nas unidades de saúde municipais. É como se quase metade dos moradores de Taboão tivesse buscado atendimento na Upa, no Antena ou no Pronto Socorro Infantil. Os dados foram apresentados em audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara realizada na quarta-feira, 6. Um fato preocupante relatado na ocasião foi a baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe, que acabou sendo prorrogada até o dia 15 de junho.

O presidente da Comissão de Saúde, Eduardo Nóbrega, avaliou que a audiência foi positiva e comemorou as mudanças em algumas unidades de saúde e citou que há avanços graduais na área.

“Saúde é um tema que sempre vai causar polêmica, mas felizmente tivemos muitos avanços na nossa cidade e a dra Raquel faz a sua parte e não foge do debate. Recebemos elogios, mas não podemos esquecer as críticas em relação a SPDM”, salientou.

A audiência mostrou que o percentual de investimento em saúde no município é bem maior que os 15% determinados em lei, mas sofreu redução já que no quadrimestre anterior o montante investido era maior de 30%. Vários moradores participaram da audiência e apresentaram demandas prontamente atendidas pela secretária de saúde Raquel Zacainner.

Para ela, as audiências são uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado e dirimir dúvidas da população. Raquel Zacainner fez um alerta sobre a importância da vacinação contra a gripe e a baixa procura dos moradores pela vacina. Ela pediu aos presentes e a imprensa que ajudem a fortalecer o apelo para que os moradores vão se vacinar. A campanha foi prorrogada até o dia 15 de junho e acontece em todas as UBSs da cidade.

“A saúde é um tema muito importante. É uma pasta que tem um peso nas despesas. As audiências são oportunidades de mostrar o que está sendo feito na cidade. Quero aproveitar e pedir a ajuda de todos incentivando as pessoas a tomar a vacina contra a gripe”, disse.

Vice-presidente da Comissão de Saúde, o vereador Alex Bodinho avaliou que a audiência pública  foi positiva. Ele defendeu maior participação da população nas audiências e disse que dedica atenção especial ao tema saúde.

“É muito importante que as pessoas participem da audiência”, reforçou.

O vereador Cido da Yafarma salientou a importância das comissões da Câmara. Disse que as audiências públicas são importantes ferramentas de participação popular.

Já a vereadora Rita de Cássia, que já atuou na área, lembrou que os trabalhadores da saúde, de um modo geral merecem reconhecimento pelo esforço e profissionalismo.

Comentários