Dr. André da Sorriso lança Campanha Junho Vermelho

Por Assessoria de Imprensa | 7/06/2018

Na noite de segunda-feira, 25, foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra a abertura oficial da Campanha Junho Vermelho, organizada pelo vereador André Luis Egydio (PSDB), com o objetivo de incentivar à doação de sangue. Entre as autoridades presentes, participaram o prefeito Fernando Fernandes (PSDB), a secretária de saúde Raquel Zaicaner, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Joice Silva (PTB), o vereador Ronaldo Onishi (SD), a vereadora Rita da Saúde (PSDB) e a pré-candidata a deputada Federal Ely Santos.  

Na abertura da solenidade, o vereador Dr. André da Sorriso, autor do projeto de lei que cria a campanha Junho Vermelho em Taboão da Serra, ressaltou  que este muito além de um projeto pessoal, é um projeto de vida, de incentivo a salvar vidas. “A campanha Junho Vermelho é fundamental para os bancos de sangue, que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano, estão com seus estoques comprometidos por conta da greve dos caminhoneiros. Agora em Taboão da Serra, através do projeto de Lei 064/2017, que em breve será sancionada pelo nosso prefeito Fernando Fernandes, teremos esta ação anual para incentivar a doação de sangue”, disse.

“Uma gota por uma vida”

Reinaldo Gomes, voluntário na Santa Casa de Misericórdia do Estado de São Paulo e também no Hospital Itaci (Instituto de Tratamento de Câncer Infantil vinculado ao Hospital das Clínicas, e na Associação de Medula Óssea (AMEO), há nove anos realiza palestras sobre a importância da doação de sangue e também sobre os mitos e como é fácil ser um doador de medula óssea, conseguiu emocionar todo o público presente e autoridades, com o tema “Uma gota por uma vida”  

Contando sua história de vida, Reinaldo relatou os difíceis momentos que passou com seu filho Guto, de apenas 17 anos, que teve leucemia e faleceu. Mesmo com a grande perda, o voluntário faz questão de espalhar por onde passa mensagens de superação e amor ao próximo. “Quando você faz o bem, o bem volta para você. As lágrimas que derramo aqui hoje não são de tristeza e sim de saudade. Saio daqui com a minha missão cumprida de que consegui algum resultado. Este não foi um convite, foi uma oportunidade de plantar o bem. Não temos o direito de sair de porto de uma pessoa sem deixar ela no mínimo feliz”, disse Reinaldo.

O palestrante também explicou os mitos sobre a doação de medula óssea, como por exemplo que é tirado um líquido da espinha. “Esses mitos acabam fazendo as pessoas ficarem com medo de fazer a doação, mas os processos são bem simples.

Ao final da palestra, todos os presentes aplaudiram de pé Reinaldo. O vereador Dr. André da Sorriso, muito emocionado, disse que a mensagem deixou todos pequenos.  

A Dra. Raquel Zaicaner parabenizou o vereador pela iniciativa. “Dar nome e cor aos meses tem o objetivo de aumentar a conscientização. Vamos usar essa mensagem que recebemos hoje para nos transformar em doadores, se não de sangue, de amor, de solidariedade”.

O prefeito Fernando Fernandes, também emocionado com a palestra, disse que Reinaldo era uma pessoa especial e citou um poema de Chico Buarque. “Saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu. Você soube fazer disso uma inspiração para a vida e mensagem que nos deixa é que não vamos esperar perder um filho ou um ente querido”, finalizou.

Os vereadores Joice Silva, Ronaldo Onishi e Rita da Saúde também elogiaram a ação do vereador e o palestrante.

Próximas Ações Junho Vermelho

Na próxima quinta-feira, 14 de junho, o vereador Dr. André da Sorriso realizará duas blitz´s da Campanha Junho Vermelho, no período da manhã no centro de Taboão da Serra, na praça Nicola Vivilecchio e a tarde em frente ao Poupa Tempo no Pirajuçara.

Para encerrar a campanha, na segunda-feira, 25/06, das 9h às 16h será realizada coleta de sangue no plenário da Câmara Municipal.

Comentários