Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 15 de junho

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Embu das Artes | 4/06/2018

Devido à paralisação dos caminhoneiros, o Ministério da Saúde prorrogou até 15 de junho a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que inicialmente estava prevista para acabar nesta sexta-feira, 1º de junho. Até o momento, foram vacinadas 26 mil pessoas das pouco mais de 43 mil esperadas. A Secretaria de Saúde de Embu das Artes alerta que ainda é baixo o número de crianças e gestantes que receberam a dose.

Todas as unidades básicas de saúde estão abastecidas para imunizar idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e privada. Para tomar a dose, é necessário levar um documento com foto, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. A única contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Com fácil disseminação, é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após o contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes.

 

Comentários