Câmara aprova projeto para conscientizar e prevenir alienação parental

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 2/06/2018

Provocar reflexão entre os pais separados e conscientizar para os riscos futuros da chamada alienação parental  é o objetivo central do projeto de iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil de Taboão da Serra (OAB), apresentado em conjunto pela presidente da Câmara, Joice Silva e o vereador Dr. Ronaldo Onishi.

O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão da terça-feira, 29, e institui o programa de conscientização e prevenção sobre alienação parental em Taboão da Serra. A iniciativa pretende inibir, por meio de   campanhas educativas de conscientização e prevenção, a alienação parental e bem como  atos que dificultam o efetivo convívio entre criança e um dos genitores. A prática violenta ocasiona traumas que marcam negativamente a vida das crianças.

A alienação parental é uma prática nociva que pode se instalar  após a separação conjugal ou divórcio.

“Nossa meta é manter o foco na conscientização visando o bem estar da criança. Não podemos negar que infelizmente durante os processos de separação alguns pais acabam usando as crianças como moeda de troca. Queremos mostrar que existe ex-mulher e ex-marido, jamais ex-filhos”, sustentou.

Sobre a postura de quem critica o projeto por conta dos casos em que crianças vítimas de violência sexual foram separadas de pais acusados de alienação, ela observou que defende e sempre vai defender o direito à vida acima de todos os demais. “Esses monstros precisam ser punidos com rigor para preservar a vida e o futuro das nossas crianças. Mas não dá para dizer que todos os pais separados são abusadores, ou alienados. Nossa proposta é trabalhar a conscientização. Para isso somos eleitos representantes popular”, ponderou.

Na defesa do projeto, o vereador Dr. Ronaldo Onishi citou que “não podemos permitir que crianças sejam manipuladas por pais irresponsáveis que querem transferir sua responsabilidade para os filhos ou utilizam dos filhos como instrumento de barganha visando benefício próprio”. 

Comentários