Pesquisa revela que de cada dez brasileiros, seis compram por impulso

Por Juliana Ribeiro | 14/05/2018

De cada dez brasileiros, seis utilizaram crédito em fevereiro deste ano para compras por impulso, correndo o risco de comprometer o orçamento. Esta afirmação é resultado do levantamento realizado pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os dados foram coletados através de pesquisa com 910 pessoas, entre os dias 8 e 22 de março deste ano.

 De acordo com o levantamento, quando se trata de compras não planejadas, os campeões são as roupas, acessórios e calçados, com 19%. Em segundo lugar estão as compras em supermercado, com 17%, seguido por perfumes e cosméticos, que apresentaram 14%. As idas a bares e restaurantes também fazem parte do ranking, com 13%.

Segundo A economista chefe do SPC Brasil Marcela Kawauti, o crédito fácil leva a compra impulsiva e ela critica, de forma específica, as compras do supermercado no crédito. “Quando você usa o crédito fácil para estas compras do dia a dia, se tiver um imprevisto, pode se enrolar”, ela diz.

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido de 66% dos consumidores brasileiros, de acordo com a pesquisa. Em seguida está o crediário, com apenas 13%.

Ainda de acordo com o levantamento, a internet é a melhor vitrine quando se trata de compras por impulso. Dos entrevistados, 33% afirmaram que este é o meio que mais estimula as aquisições sem planejamento, já que apresenta mais facilidade nos parcelamentos.  

 

Comentários