Em Taboão, Programa de Apoio Profissional auxilia na reinserção ao mercado de trabalho

Por Assessoria de Imprensa da prefeitura de Taboão da Serra | 11/04/2018

O Programa de Apoio Profissional (PAP) desenvolvido pela Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, está mudando a vida de centenas de pessoas. Um exemplo disso é o que vem acontecendo com dona Maria Lúcia da Silva, de 61 anos. Ela atuou pelo programa na Biblioteca Municipal e equipamentos da Secretaria de Saúde.

Prestes a completar dois anos no PAP, a moradora do Jardim São Judas se atentou às dicas dadas nas palestras ministradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e buscou capacitação, retomando os estudos após muitos anos. “Nós que fazemos parte do PAP, participamos de palestras. Foi em uma delas que, ouvindo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Neves, sobre a importância de se ter expectativas na vida, de ter sonhos a se alcançar, que me inscrevi na EJA – Educação de Jovens e Adultos – logo no começo de 2018, para concluir o ensino médio”.

O melhor estava por vir. Ao contar a uma amiga que estava em busca de um emprego fixo, em poucos dias recebeu uma boa notícia. “Desde o começo de fevereiro estou trabalhando com a minha carteira profissional assinada, graças a indicação de uma amiga. Trabalho como cuidadora informal de uma idosa que possui problema visual. Estou muito feliz, pois tenho um bom salário, trabalhando de segunda à sexta-feira”.

Como conselho para os outros participantes do Programa de Apoio Profissional, Maria ressalta a coragem e a vontade. “O PAP foi muito importante para mim, pois chegou em um momento em que eu estava fora do mercado de trabalho. Então o conselho que dou para quem é PAP é ter força de vontade e coragem de trabalhar e que tenha sempre expectativas na vida”, destacou.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laura Neves, o PAP é uma oportunidade para recolocação no mercado de trabalho. “Hoje o Programa de Apoio Profissional é importante na vida de muitos munícipes. Durante este período, as participantes fazem cursos e participam de palestras ofertadas pela Prefeitura, uma vez que o grande objetivo é que o programa seja um trampolim para o crescimento e inserção no mercado de trabalho”, disse. “Vale lembrar que o programa não tem vínculo empregatício”, complementa Laura.

Requisitos básicos são exigidos para a inscrição no programa, tais como estar desempregado há mais de um ano, pertencer à família de baixa renda e ser residente de Taboão da Serra, no mínimo, por um ano. O valor da bolsa que o participante do PAP recebe é de R$460, com atuação de 6 horas por dia, de segunda à sexta-feira. O período de contrato é de um ano, prorrogável por mais um ano.

Comentários