Educação em SP: melhores notas em ciclos avaliados pelo MEC

Por Assessoria de Imprensa | 29/03/2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação em 2016, revelou que São Paulo foi o primeiro Estado do Brasil a ocupar simultaneamente o topo do ranking nacional nos três ciclos avaliados. Trata-se de um fato inédito desde que o exame foi criado, em 2007.

Na avaliação das performances de todas as redes estaduais de ensino, o MEC verificou que as unidades paulistas tiveram as notas mais elevadas tanto nos anos iniciais (1º ao 5º) quanto nos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental, assim como no Médio.

O Ideb é o melhor indicador de que a população dispõe para avaliar a qualidade do aprendizado. Para chegar ao índice, o Ministério calcula a relação entre rendimento escolar e desempenho em Português e Matemática na Prova brasil, aplicada nos ensinos Fundamental e Médio. Ao todo, a rede estadual atende 3,7 milhões de alunos, por meio do trabalho de 253 mil profissionais das 5,3 mil escolas.

Realizado a cada dois anos, o monitoramento identifica as áreas em que a educação avança e funciona como uma ferramenta para orientar os pais sobre o desenvolvimento no aprendizado. De acordo com o Ideb, a educação paulista apresentou evolução tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio.

Nos primeiros anos do Fundamental (1ª a 5 ª série), o Estado é líder, passando de 5,7 em 2013 para 6,4 em 2015, média superior à estabelecida pelo Governo federal para o ano de 2019, de 6,3. O resultado positivo também se verificou entre o 6º e o 9º ano desse mesmo ciclo, avançando de 4,4 (2013) para 4,7 (2015).

No Ensino Médio, os números evoluíram de 3,7 para 3,9 no período da avaliação de 2013 para a de 2015. Nesse ciclo se concentra a maior parte dos estudantes da rede pública estadual.

Comentários