Vacina contra a Febre Amarela em Itapecerica será aplicada apenas em quem mora, trabalha ou tem a necessidade real de permanecer na cidade

Por Gabriela Pereira - Especial para o Jornal na Net | 21/01/2018

Secretaria de Saúde de Itapecerica da Serra determinou, na tarde de sábado (20), que a vacina contra a febre amarela será aplicada exclusivamente em quem reside, trabalha ou tem a real necessidade de permanecer na cidade. Nas Unidades de Saúde, serão exigidos documentos que comprovem uma das três situações.

A medida foi tomada porque moradores de outras regiões estavam indo até a cidade para se imunizar contra a doença. Com isso, filas enormes se formavam nas unidades, impedindo que os próprios munícipes se vacinassem. “Já estive em um posto daqui e grande parte das pessoas eram de outra região”, afirmou um habitante.

Ainda segundo a Secretaria, quem mora em áreas que estão fora do foco da doença, colocam sua saúde em risco ao migrarem para regiões contaminadas. Isso porque desde a última sexta-feira (19), Itapecerica decretou estado de alerta devido a morte de macacos no município.  

Na página oficial da Prefeitura da cidade, alguns moradores concordaram com a decisão. “Acho justíssimo, pois têm moradores de Itapecerica que ainda não estão imunizados”, afirmou um. Já outro, protestou. “Eu discordo. Sou morador de Itapecerica e tomei minha vacina em São Paulo! Ninguém lá questionou onde eu morava.”

Comentários