Vereadores de Embu acatam veto e impedem divulgação maciça de Disque Denúncia contra violência às mulheres

Por Sandra Pereira | 11/12/2017

Maior e mais fragilizada parcela da população de Embu das Artes, as mulheres, ficaram no centro da queda-de-braço travada há alguns meses entre o prefeito Ney Santos e parte da Câmara Municipal de Embu das Artes. O imbróglio entre o prefeito e um grupo de vereadores nasceu durante a votação da taxa do lixo, quando esses vereadores votaram contra a proposta do governo. Ney prometeu revanche, mas acabou errando na mão ao vetar projeto de autoria de Edvânio Mendes, que propunha a divulgação do Disque 180, número de denúncias anônimas, por meio do qual moradores e vítimas podem denunciar casos de violência à mulher. Embu das Artes lidera na região a dolorosa estatística dos crimes contra mulheres.

“O prefeito vetou o projeto porque tem vício claro de iniciativa e gera custo. O veto seguiu a orientação do Jurídico da prefeitura, que apontou vários erros. A verdade é que o governo não está e nem ficará contra as mulheres, especialmente contra as que sofrem violência. O prefeito quer que o projeto do Disque Denúncia 180, seja apresentado de forma correta e como deve ser”, garantiu o secretário Jones Donizete.

Na sessão da última quarta-feira, 6, a maioria dos vereadores de Embu votou a favor da manutenção do veto do prefeito, que continua podendo aprovar sem dificuldade qualquer projeto na Câmara. Os vereadores alegaram na manutenção do veto a mesma justificativa dada pelo governo, que o projeto continha erros e vício de iniciativa.

A votação mostrou que nenhum vereador tentou fazer o que devia: convencer o prefeito a fortalecer as ações de combate as diversas formas de violência à mulher.

A votação mostrou na prática, que os vereadores perderam a oportunidade de sair em defesa das mulheres vítimas de violência fortalecendo as ações para estancar os crimes constantes contra as mulheres. As vítimas de violência no município não querem e não devem ficar no meio de disputa de poder entre os poderes.

Em Taboão da Serra, além do Disque 180 foi instalado recentemente um disque denúncia que fica centralizado dentro da Delegacia Seccional o 4138-3340, que também atende as demais cidades. O Jornal na Net apurou que a Polícia Civil também deverá instalar um disque denúncia próprio no Embu, como forma de reduzir os casos de violência.

Na questão da violência às mulheres Embu está atrasada e precisa agir rápido para deixar de liderar a vergonhosa estatística dos crimes contra mulheres.

Durante as votações na Câmara o prefeito Ney Santos vem mostrando a força do seu governo na cidade. Os poucos vereadores que fazem oposição ao seu governo caminham em terreno hostil. Além de não conseguir espaço no governo, ficam engessados promovendo críticas pontuais e pouco contundentes. Na história recente de Embu nenhum prefeito sofreu oposição do parlamento Municipal. Era comum, as sessões da Câmara de Embu serem marcadas por enfadonhos discursos de confete.

Comentários