Prefeitos e deputado discutem melhorias para a região em encontro do Consulti

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 31/08/2017

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, recebeu em seu gabinete prefeitos e representantes dos municípios da região para mais um encontro do Consulti - Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. A reunião, realizada no dia 21 de agosto, contou também com a participação do deputado estadual Márcio Camargo.

A coordenadora da Sub-Região Sudoeste de Assuntos Metropolitanos da Secretaria Estadual da Casa Civil, Brígida Sacramento, conduziu a discussão. Ela apresentou as deliberações do último encontro, como a composição das Câmaras Técnicas de Transportes Urbanos e Transportes de Carga, e tratou dos preparativos para a Assembleia Pública do dia 26 de agosto, com a escolha dos representantes da sociedade civil para composição das Câmaras, PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado) e Comitê Executivo.

“A participação da população vai validar tudo o que foi discutido até agora”, destacou Brígida. Os representantes dos municípios se dividiram em temas, para apresentar nomes e mobilizar setores da sociedade civil (empresários, sindicatos) para o encontro do dia 26, que será em Embu das Artes.

Segundo o prefeito Jorge Costa, “o resultado de nosso trabalho aqui será o destino da região nos próximos 40 anos”, se referindo às sugestões de alteração na legislação estadual. O prefeito de Itapecerica da Serra falou sobre a importância das articulações dos municípios para serem atendidos junto ao Governo do Estado e reforçou o quanto as cidades da região ficam ‘travadas’ com determinados posicionamentos de órgãos estaduais, como a Cetesb.

Dessa forma, Jorge Costa e Brígida Sacramento explicaram ao deputado Márcio Camargo a importância do papel da Assembleia Legislativa nas reivindicações regionais, para que sejam realizados os ajustes legais necessários. Uma das bandeiras do Consulti é determinar uma compensação aos municípios que, por algum motivo, têm seu desenvolvimento prejudicado, por exemplo, por estarem em área de Preservação Ambiental ou possuírem fontes de abastecimento de água. O deputado se inteirou do trabalho do grupo, se colocou à disposição para colaborar no que for possível e parabenizou o trabalho do Conselho Consultivo.

Também participaram do encontro os prefeitos Josué Ramos (Vargem Grande Paulista), Maria Lúcia (prefeita Embu-Guaçu) e Arizinho (prefeito São Lourenço da Serra); vereador Cido (vereador Taboão da Serra); além dos secretários municipais Baraúna (Desenvolvimento Urbano de Cotia) e Patrícia Ranunni (Assuntos Jurídicos de Juquitiba).

 

Comentários